No dia 27 de fevereiro, comemoramos o Dia Nacional do Material Didático, uma data que homenageia essa importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem. Estudantes de todo o país utilizam esse recurso como forma de organizar os saberes escolares e ampliar as possibilidades do ensino. O material faz parte do cotidiano das escolas e colégios.
“É um material muito relevante porque ele não apenas instrumentaliza a didática do professor como também contribui com a relação entre professor, estudante e objeto do conhecimento, trazendo uma perspectiva sobre o que está em estudo”, explica a coordenadora pedagógica do SME, Noemih Oliveira.
Nos Colégios Presbiterianos Mackenzie (CPM) não é diferente. Como forma de garantir a qualidade do ensino e o alinhamento com a filosofia educacional do Instituto, o Material Didático é produzido pelo Sistema Mackenzie de Ensino (SME), que mobiliza um processo de ensino-aprendizagem cognitivo-interativo, tendo como base a cosmovisão cristã reformada .
“O material é pedagogicamente desenvolvido para que os estudantes percebam que os currículos de seus estudos são de natureza integrada, que sua aprendizagem dos objetos do conhecimento deve ser significativa, que metodologias criativas promovem aprendizagens colaborativas, e que todo seu processo de aprendizagem é acompanhando por um sistema de avaliações”, afirma Noemih Oliveira.
No Mackenzie, a produção do material didático passa por diversas instâncias de validação e conta com uma equipe bem treinada e capacitada. Além disso, cada etapa é acompanhada por profissionais de ponta para a realização de curadoria técnica, designers gráficos, equipes especializadas em comunicação, cartógrafos, ilustradores e diversos outros.
Para Noemih, um Material Didático de qualidade só pode existir a partir de projeto pedagógico curricular robusto, autêntico e compromissado com a verdade. “Um material didático de qualidade nasce do compromisso de educadores, pessoas que dedicam suas vidas à educação escolar, que se importam realmente com esse potencial humano de aprender, e que se esmeram por ensinar da melhor maneira o que há de melhor para ser aprendido”, aponta.
Material por segmento
Outro diferencial é a preocupação em preparar livros didáticos que se adaptem a cada fase do processo educacional. Por isso, cada segmento do CPM conta com materiais específicos e totalmente planejados para a idade das crianças e adolescentes. Todos eles contam com conteúdos extraídos da Base Comum Curricular (BNCC).
Na Educação Infantil, por exemplo, o material busca um trabalho por desenvolvimento de competência auditiva, além de ser estruturado nos eixos de Identidade e Individualidade, Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade, Matemática. Além disso, busca vivências e experiências contextualizadas e com ênfase em desenvolvimento matemático e de pré-alfabetização.
Já no Ensino Fundamental os conteúdos mínimos da BNCC são estruturados de forma contextualizada e significativa, sendo o material composto por volumes especiais, com projetos e atividades para proporcionar o desenvolvimento das habilidades dos estudantes de maneira contextualizada e estruturada.
Por fim, no Ensino Médio, o foco se volta para os vestibulares e o ENEM. As matrizes das principais provas do país dão corpo ao material, composto por volumes com questões para treino dos estudantes para processos seletivos, incluindo material para treino de Produção Textual.
“Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento”, Provérbios 3:13