Durante a Semana Jurídica da Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), os projetos de pré-vestibular, Rumo à Universidade, e de atendimento, Clínica Jurídica da Paz, foram apresentados. As ações estão inscritas no programa Mackenzie Voluntário, e possuem como parceiros a UPM, a Igreja Presbiteriana Unida e a Igreja Presbiteriana do Brás, em São Paulo.
As atividades extensionistas estão sob a coordenação dos professores Washington Carlos de Almeida e José do Carmo Veiga de Oliveira. A Rumo à Universidade tem como objetivo capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social para a realização de provas de seleção para ingresso no ensino superior.
“Eu sempre sonhei com a faculdade. Surgiu a oportunidade de ingressar no Rumo à Universidade e olhei para a minha situação, não pude ter o meu ensino médio por conta da pandemia, fiquei dois anos sem nenhum tipo de conteúdo educativo. Percebi que era uma oportunidade única, então aceitei participar”, disse Camylli Conceição de Carvalho.
Hoje, graças ao empenho, dedicação e ao projeto, a Camylli é aluna prounista do curso de Direito da UPM. Em 2022, mais de 40 jovens foram preparados para os vestibulares, e cerca de 15% foram aprovados nas provas prestadas. O projeto permanece na ativa em 2023, com aulas sendo ministradas na sede da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Já o projeto Clínica Jurídica da Paz tem como objetivo o atendimento jurídico ao público vulnerável da região central de São Paulo, em especial estrangeiros em situação desfavorável no Brasil. Os beneficiários são atendidos por alunos e professores voluntários do curso de Direito da UPM. Por mês são fornecidos mais de 260 atendimentos.
Para conhecer mais detalhes de cada projeto, acesse Rumo à Universidade e atendimento Clínica Jurídica da Paz.