“Conectamos pessoas por meio da tecnologia, mas também fazemos por meio da carta e, consequentemente, por meio dos selos, fazendo com que elas conversem entre si. É isso que a carta faz: relacionamento. Essa é a missão dos Correios, desde o início”. A declaração de Kátia Rodrigues Mendes resume o espírito do evento ocorrido na noite de 30 de abril no Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), no campus Higienópolis, para o lançamento do Bloco Comemorativo de três selos em homenagem ao Centenário da Sociedade Philatelica Paulista (SPP).
Kátia, que esteve representando a Superintendência Estadual de São Paulo dos Correios, foi uma das autoridades presentes na cerimônia. Para ela, o evento no CHCM marca um estreitamento de laços importante. “Estando junto o Mackenzie, que tem um público jovem, a SPP e os Correios, que têm toda a tradição, podem fomentar a filatelia no meio desse público jovem. O que tem por trás do selo? Uma história que precisa ser passada para o público mais novo, porque é isso que vai chamar atenção e fazer eles despertarem para filatelia”, diz ela.
O Brasil foi o segundo país a ter um selo postal no mundo, após Dom Pedro II ir à Inglaterra no mesmo período em que o selo postal estava sendo lançado lá, conta Mauricio Melo de Meneses, conselheiro do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM). O Imperador mandou fabricar um lote e trouxe para o Brasil, onde até o ano de 1900 só existiam os selos do Império. "A partir deste ano até os dias de hoje são confeccionados 35 selos oficiais por ano", destaca ele que é afeito à filatelia.
Será lançado neste centenário da SPP um bloco com três selos sendo eles: o logotipo da Sociedade Philatelica Paulista, a imagem do fundador e diretor da William Edward Lee e o último com uma imagem que retrata o cartão-postal em homenagem aos estudantes Martins, Miragaia, Drausio e Camargo (MMDC). O bloco estará disponível na loja virtual dos Correios.
Mackenzie e a filatelia
O Mackenzie possui clubes filatélicos em seus Colégios Presbiterianos, em São Paulo, Tamboré e Brasília, e vem apoiando a filatelia há anos, pois, assim como afirma o conselheiro Meneses, os selos contam uma história e perpetuam uma época.
A SPP comemora seu centenário contando histórias e deixando seu legado de cultura e conhecimento para São Paulo. O Mackenzie comemora seus 149 anos em outubro e para José Inácio Ramos, presidente do IPM, é isto que une estas duas centenárias. “As duas instituições estão trilhando o caminho do conhecimento e cultura, cada uma do seu jeito, mas com profundidade no conhecimento, com competência, inteligência e tradição, tanto o Mackenzie quanto a SPP”, finaliza o presidente.