CHCM inaugura Circuito de Monumentos do campus Higienópolis

Evento fez parte das comemorações ao Dia do Mackenzista 

19.10.2023 - EM Instituto

Comunicação - Marketing Mackenzie


O Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM) inaugurou, no dia 18 de outubro, data em que é celebrado do Dia do Mackenzista, o Circuito de Monumentos do campus Higienópolis, que tem como objetivo resgatar a história e preservar a memória mackenzista. Ao todo são 13 monumentos e pedras fundamentais espalhados pelo campus, sinalizados com legendas que contam a história e curiosidades de cada um. Para conhecer os monumentos, você pode acessar o site Memória Mackenzie ou pegar um mapa diretamente no CHCM. 

A inauguração foi acompanhada por autoridades e colaboradores mackenzistas, em frente à Pedra Fundamental Edifício Couto de Magalhães, prédio 19. “Escolhemos esse ponto, entre todos os monumentos, porque exatamente aqui é a Pedra Fundamental do campus, o objeto mais antigo do campus Higienópolis”, disse o coordenador do CHCM, Eduardo Abrunhosa. 

Segundo o coordenador, ao longo dos anos, por várias inaugurações de prédios e aniversários do Mackenzie, foram fixados diversos monumentos, pedras fundamentais e esculturas, das quais as pessoas, de um modo geral, não sabiam ou não tinha conhecimento em que momento foi instalado. 

“A ideia do Circuito é possibilitar à comunidade mackenzista uma experiência de aproximação com a história da instituição. O trabalho do CHCM é resgatar a história e preservar a memória, acreditamos que aproximando as pessoas da história, elas ajudarão a preservar a memória”, afirmou Abrunhosa. 

O presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Milton Flávio Moura, falou sobre a escolha do local e as palavras gravadas na Pedra Fundamental. “Honra e glória. Isso é um marco, não somente físico, mas que toca o nosso coração, sabendo que o Senhor Deus está à frente de todas as ações. Parabéns, Mackenzie. E parabéns, mackenzistas!”, disse.

O chanceler do Mackenzie, Robinson Grangeiro Monteiro, celebrou a inauguração relacionando-a com a data mackenzista. “São pessoas que lembram dos monumentos, e porque pessoas não são eternas, as memórias precisam ser reproduzidas e passadas de geração em geração. A gente se torna mackenzista, com pouco ou muito tempo, e aprende a amar e dedicar tempo da nossa vida ao Mackenzie”, completou.

Conheça os Monumentos

São eles:  

Pedra Fundamental Ed. John Mackenzie;
Monumento aos mackenzistas mortos na Revolução Constitucionalista de 1931;
Herma do Horace Lane;
150 anos do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM);
Centenário do Basquete no Mackenzie;
50 anos da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM);
Pedra Fundamental Ed. Couto de Magalhães;
Pedra Fundamental Ed. Henrique Pegado;
Motor Fairbanks-Morse;
Pedra Fundamental Ed. Reverendo Modesto Carvalhosa;
Estromatólito;
Homenagem da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) aos 133 anos do IPM;
Pedra Fundamental Ed. Reverendo Wilson de Souza Lopes.