Dia do Hospital: conheça um pouco da nossa história

Com quase 80 anos de atividade, o HUEM destaca-se por sua história de ajuda humanitária e prestação de serviço público

30.06.2023 - EM

Comunicação - Marketing Mackenzie


No dia 2 de julho, celebra-se o Dia do Hospital. Em alusão à data, relembramos a importância dessas infraestruturas para a manutenção da saúde, bem como dos trabalhadores da área, que desenvolvem função ímpar na sociedade.    

No Brasil, são mais de 6 mil hospitais distribuídos em todas as 27 unidades federativas. Dentre eles, está o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM). Com quase 80 anos de atividade, sua história de ajuda humanitária e prestação de serviço público, não apenas para a comunidade do Paraná, é fundamental para a disseminação de valores como o amor e respeito ao próximo.     

Hospital

A trajetória do HUEM começou em 1945. Embora na época ainda fosse conhecido como Hospital Universitário Evangélico de Curitiba (HUEC), foi nesta data que o pastor e médico Parísio Cidade tirou do papel a ideia de construir um hospital, e convidou outros pastores para formar a Sociedade Evangélica Beneficente de Curitiba (SEB).

Os planos foram tomando forma em 1947, quando as construções para a infraestrutura do hospital começaram. Diversas igrejas se uniram e ajudaram para a formação da pedra fundamental do Hospital Evangélico.

A inauguração do hospital ocorreu em 5 de setembro de 1959, e contou com a presença do prefeito de Curitiba da época, Dr. Iberê de Mattos. A nova infraestrutura causou um grande impacto na cidade, que contava com apenas um hospital especializado. Após uma década, o prédio foi ampliado, passando de 150 para 450 leitos disponíveis.

Com o crescimento da cidade e uma alta demanda de profissionais da área de saúde, em 1969 nasceu a Faculdade Evangélica do Paraná, cujo curso de Medicina oferta hoje 120 vagas anuais.

Atualidade

Em 2019, o Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) assumiu o hospital, que passou a se chamar Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM). Como um grande projeto de rejuvenescimento, o HUEM tornou-se referência no Estado. 

"As mudanças do HUEM são perceptíveis a todos. Desde a chegada do IPM foram executadas diversas melhorias, incluindo a nova ala de Queimados, novo ambulatório geral, novo Pronto Socorro e Pronto Atendimento, Unidade de Oftalmologia, Unidade de Dermatologia e Cosmiatria, Centro Oncológico Mackenzie e Unidade da Mulher Mackenzie", destaca Tiago Tormen, diretor-geral do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM).

Sendo uma instituição filantrópica, mais de 90% dos atendimentos do hospital são direcionados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo o maior parceiro do estado do Paraná. A instituição é considerada referência ao atendimento de queimados, urgências, emergências e gestações de alto risco.

Além de ser campo de formação dos estudantes de graduação e pós-graduação da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR), o HUEM oferta diversos programas de Residência Médica. Hoje são mais de 600 médicos residentes e 2 mil colaboradores trabalhando para gerir um hospital seguro e efetivo.

“Gostaria de parabenizar todos os colaboradores, médicos e estudantes do HUEM pela perseverança, força de trabalho e promoção da saúde e do bem-estar dos nossos pacientes”, diz Tiago Tormen. “Seguimos com a nossa missão de educar e cuidar do ser humano, graças ao trabalho de todos”.