Fit cultural: entenda a importância para o crescimento das empresas e de seus colaboradores

Termo consiste na adaptação e comprometimento dos colaboradores às crenças, atitudes e comportamentos centrais que compõem a cultura de uma empresa

03.04.2024 - EM

Comunicação - Marketing Mackenzie


Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, e o entendimento de que o profissional ideal deve ter outros atributos, além da entrega de resultados, ao longo dos anos, novas análises foram implementadas nos processos de recrutamento de pessoal. Uma das tendências é o fit cultural, tópico que cresce cada vez mais entre os especialistas de Recursos Humanos e de Gestão. O termo descreve a relação entre o colaborador e a empresa, e como tais figuras se ‘encaixam’ na cultura da organização.

O conceito que tem por objetivo criar um ambiente de trabalho saudável, produtivo e que gere resultados, é compreendido como fundamental tanto para empresas quanto para os seus funcionários. Neste artigo, explicamos como o fit cultural é um dos fatores cruciais para o crescimento das companhias e desenvolvimento profissional.

Definição

Para entender o conceito, é interessante compreender a história por trás de sua criação. O termo surgiu nos anos 80, tornando-se mais popular entre os recrutadores após a publicação do artigo Guess Who Doesn't Fit In at Work (Advinha quem não se encaixa no trabalho, em tradução livre) publicado no New York Times, e redigido pela professora da Kellogg School of Management da Northwestern University, Lauren Rivera. Já no ano de 1989, a professora da Universidade da Califórnia, Jennifer A. Chatman, publicou um artigo em que definiu o modelo de “match” entre empresas e seus colaboradores.

Em geral, os fatores que destacam a cultura de uma empresa são compostos de regras formais ou informais, bem como acordos e valores da companhia. O fit cultural é um fator de extrema importância para o crescimento organizacional. Segundo a revista Harvard Business Review, ele consiste na adaptação e comprometimento dos colaboradores às crenças, atitudes e comportamentos centrais que compõem a cultura de uma empresa.

Quando a organização considera os atributos intangíveis no momento de contratar um profissional, não apenas as aptidões técnicas, é possível estabelecer uma ação de ganha a ganha onde todos desfrutarão dos benefícios, como uma relação de respeito, cumplicidade e potencialização dos resultados.

Relações interpessoais

Ao compartilhar dos mesmos valores e visões de seus empregadores, os colaboradores tendem a se sentir mais conectados com os objetivos propostos. Com um conhecimento interno do que a empresa representa, o senso de pertencimento torna-se real.

O encaixe entre empregados e empresa é fundamental para a boa convivência interna, pois garante que todos os contratados tenham conforto e criem mutuamente relações de trabalho saudáveis e produtivas.

Quando as pessoas se identificam com a cultura organizacional, elas tendem a se sentir mais realizadas e motivadas com seus cargos e salários - o que resulta em retenção de talentos e diminuição do absenteísmo. 

Funcionários que se encaixam bem na cultura organizacional também são mais propensos a serem considerados para oportunidades de promoção. Isso porque sua compatibilidade cultural torna-os candidatos mais atraentes para assumir novos desafios e responsabilidades.

Valores do Mackenzie

No Mackenzie, ética, dignidade, respeito e integridade são atributos fundamentais para o desenvolvimento profissional e da instituição. Confira abaixo os valores que compõe a identidade institucional:

  • Na conduta pessoal: dignidade, caráter, integridade e espírito mackenzista;
  • No exercício da atividade profissional: ética, competência, criatividade, disciplina, dedicação e disposição para o trabalho voluntário;
  • No relacionamento interpessoal: lealdade, respeito mútuo, compreensão, honestidade e humildade;
  • No processo de decisão: busca de consenso, de justiça, de verdade, de igualdade de oportunidades para todos;
  • No relacionamento entre órgãos colegiados, unidades e departamentos: cooperação, espírito de equipe, profissionalismo e comunicação adequada;
  • No relacionamento com outras instituições: responsabilidade, independência e transparência;
  • Na sociedade: participação e prestação de serviços à comunidade;
  • E, em todas as circunstâncias, agir com amor, que é o vínculo da perfeição, para a maior glória de Jesus Cristo.