Imposto de renda: como declarar e ajudar o Hospital Mackenzie

Você pode doar até 3% do seu IR para a revitalização da ala pediátrica

24.03.2023 - EM

Comunicação - Marketing Mackenzie


O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda (IRPF) é até o dia 31 de maio. Neste período é normal que surjam dúvidas como: Devo declarar o IR? Quais os documentos necessários? Quais gastos são dedutíveis?

Para tornar o processo mais simples e evitar transtornos, ou seja, que você caia na malha fina, trazemos algumas informações a respeito da declaração, e como a sua doação de IR pode ajudar o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM).

Quem precisa declarar o IR?

No fim de fevereiro, a Receita Federal anunciou alguns critérios determinando quem precisa declarar o Imposto de Renda em 2023:

  • Teve renda tributável (salário, bônus, pensões, etc) maior que R$28.559,70 em 2022;
  • Tem bens ou direitos acima de R$300 mil em 31 de dezembro de 2022;
  • Teve receita rural acima de R$142.798,50;
  • Vendeu acima de R$40 mil em operações da bolsa de valores ou teve ganho de capital acima do limite de isenção;
  • Teve ganho de capital vendendo bens ou direitos sujeitos a pagamento do IR;
  • Recebeu rendimento isento, não tributável ou tributado exclusivamente na fonte acima de R$40 mil (incluindo FGTS, heranças, doações, PLR e Seguro-Desemprego).

Documentos necessários para a declaração

Para declarar o Imposto de Renda, é necessário o informe de rendimentos de seu empregador, seu CPF, o informe de investimentos do seu banco, documentos de compra e venda de bens que contém o valor de compra, venda ou financiamento, mensalidade e prestações de escola ou cursos de pós-graduação e papéis de doações, heranças, consórcios e empréstimos.

Caso seja aposentado ou pensionista do INSS, também precisa resgatar seu comprovante de renda no site Meu INSS. Recibos de despesas com cuidados médicos, profissionais de saúde e planos de saúde, caso incluam o nome e CPF/CNPJ do prestador de serviços e do beneficiado, estão suscetíveis a dedução, ou seja, o valor pode ser reembolsado na restituição do IR.

Como fazer a declaração do Imposto de Renda?

A declaração pode ser feita no Portal e-CAC, pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para tablets e celulares, ou pelo programa do IRPF 2023, disponível para download no site da Receita Federal.

Se a declaração não for realizada dentro do prazo, uma multa mínima de R$165,74 será aplicada, variando de 1% a 20% do imposto devido por cada mês de atraso.

Declaração no Mackenzie

Até o dia 19 de maio, a Campanha Imposto de Renda Solidário, do Centro de Ciências Aplicadas e Sociais (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), atenderá contribuintes para a declaração do Imposto de Renda 2023. Professores e alunos voluntários da UPM ajudarão os contribuintes com dúvidas no preenchimento e envio da declaração do IR. O atendimento acontece no Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), localizado na rua Maria Antônia, 163, 1º andar, de segunda a sexta, das 15h às 18h.

O serviço gratuito deve ser agendado no site, e atenderá contribuintes com renda até R$ 50.000 por ano. Os interessados precisam apresentar os seguintes documentos:

Renda

•    Informes de rendimento de instituições financeiras

•    Informes de rendimento fornecidos por todas as fontes pagadoras

•    Informes de rendimentos do cônjuge, se a declaração for conjunta

•    Informes de rendimento dos dependentes (se houver)

•    Informe de rendimento da entidade de previdência complementar (se houver)

Gastos

•    Comprovantes de gastos com educação pessoal ou dos dependentes

•    Recibos ou notas fiscais de gastos com saúde do contribuinte ou de dependentes

•    Comprovante de pagamento de previdência complementar

•    Comprovante de pagamento de pensão alimentícia judicial

Outros

•    Documentos de compra e venda de bens como imóveis e veículos.

Ajude o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie

O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), entidade mantida pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), é referência em atendimentos de urgência, emergência e queimados; transplantes renais, hepáticos e de pâncreas; Banco de Multitecidos Humano; e outras especialidades médicas.

Você pode colaborar para ampliar a qualidade e quantidade de atendimentos, especialmente para crianças, por meio de doações realizadas pela declaração de Imposto de Renda. Com o projeto de captação incentivada, as Pessoas Físicas podem direcionar até 3% do seu Imposto de Renda devido para ajudar o HUEM no ato do preenchimento da sua declaração completa.

Os valores arrecadados por meio das doações realizadas diretamente na declaração de IR serão destinados para a revitalização da ala pediátrica, para melhor conforto e ambientação de pacientes e familiares; e modernização de equipamentos destinados à realização de exames.

Pessoas físicas de qualquer estado do Brasil que fazem sua declaração do IR pela opção Deduções Legais, também conhecido como modelo completo, podem realizar a doação. Se interessou? Confira o passo a passo abaixo:

  1. Após preencher a sua declaração no programa da Receita Federal, vá até o campo Doações Diretamente na Declaração.
  2. Na aba Criança e Adolescente, clique em Novo e escolha o Fundo Municipal
  3. Preencha PR no campo UF e Curitiba no campo Município.
  4. O programa da Receita Federal calculará automaticamente o potencial da sua doação no canto direito da tela. Digite o montante que deseja destinar no campo Valor e clique em Ok. Automaticamente o valor do imposto a pagar ou a restituir será recalculado considerando sua doação.
  5. Busque na barra de rolagem da tela inicial a opção Imprimir e entre em DARF - Doações Diretamente na Declaração - ECA.
  6. Selecione o arquivo e clique em imprimir. Faça o download do DARF e realize o pagamento em seu banco até 31/05/22.
  7. Para que a sua doação seja direcionada corretamente ao HUEM, encaminhe o comprovante de pagamento e a DARF para doe@huemackenzie.org.br. O e-mail deve conter:
    1. Doação direcionada para o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie
    2. A DARF e o comprovante de pagamento
    3. Seus dados pessoais atualizados: Nome completo, CPF, endereço completo (com CEP) e telefone