Inovação e desenvolvimento de carreira permearam o encontro de Educação Básica no Mackenzie

Evento do Mackenzie capacita equipe pedagógica

19.11.2021 - EM Pesquisa e Inovação

Comunicação - Marketing Mackenzie


A Diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação (DENPI) e a Superintendência de Educação Técnica e Básica (SUPEB), do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), realizaram o XIV Encontro de Educação Básica Mackenzie, Trajetórias Vividas e o Percurso Atual: Diálogos e Reflexões Diante de Novos Desafios, nos dias 30 de outubro, 3 e 6 de novembro, de forma remota.

Voltado para os colaboradores do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM), o encontro promoveu um espaço de reflexão sobre o que foi vivenciado nos últimos 19 meses na área de educação básica. Além disso, o momento contribuiu para o crescimento profissional e pessoal dos participantes, envolvendo trocas de experiências.

O diretor-presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Dr. Milton Flávio Moura, foi responsável pela abertura do evento, que contou com a devocional feita pelo Chanceler do Mackenzie, Reverendo Dr. Robinson Grangeiro. O diretor da DENPI, Dr. Carlos Bufon, apresentou a palestra com o tema "Educação e Inovação".

Já a especialista em desenvolvimento pessoal e profissional, Veronica Ahrens, foi responsável pela apresentação de três palestras: "Liderança e saúde emocional para enfrentar desafios atuais"; "Competências Essenciais para professores – Comportamento como Diferencial do Sucesso"; e "Competências comportamentais e técnicas para uma mentoria eficaz".

Um dos temas abordados pela especialista em sua última palestra, foi sobre a ferramenta de Mentoring ou também chamado de Mentoria. “É um processo de desenvolvimento em que um profissional mais experiente em determinada área de atuação (chamado Mentor ou Mentora), compartilha seu conhecimento e experiências com outra pessoa (chamada Mentee), que apresenta vontade de aprender e absorver esses ensinamentos para alcançar um ou mais objetivos”, destacou Veronica Ahrens.

No último dia, os participantes foram divididos em sete estações temáticas com um professor responsável em conduzir cada uma delas: a estação Alfabetização, sob responsabilidade da Orientadora Pedagógica da Educação Infantil do CPM Tamboré, Laís Cardoso; a estação Ensino Religioso, com o capelão do CPM Tamboré, José Roberto Rodrigues Coelho; a estação Ensino de Ciências, com a Orientadora Pedagógica do CPM São Paulo, Flávia Giacomin; a estação Tecnologia Educacional, com a coordenadora de Tecnologia Educacional do CPM São Paulo, Débora Valletta.

A estação de Educação Inclusiva ficou por conta da diretora do CPM São Paulo, Márcia Regis; a Matemática foi realizado pela a professora do CPM São Paulo, Renata Roza; o Ensino Internacional, com a coordenadora do High School do CPM Tamboré, Erica Constantino e Educação Física, com o Assessor Pedagógico do CPM São Paulo, Adriano Bareia.

Saiba mais sobre o que ocorreu em cada uma das estações:

Alfabetização

O tema central do workshop foi “O encontro das artes nos percursos da alfabetização” e buscou sensibilizar os professores para protagonizar uma educação mais criativa e envolvente, valorizando a Pedagogia do Encantamento, por meio da arte e da literatura. As Quatro Estações de Vivaldi foram o ponto de partida para as reflexões.

Ensino Religioso

A estação teve as palestras “A Segurança Jurídica e Pedagógica do Professor”, com o objetivo de despertar nos profissionais da educação a consciência da importância de conhecer leis e decisões da justiça que regem infância, família e educação e “A Disciplina Justa e Eficaz de Alunos”, que apresentou as normas legais e decisões dos tribunais sobre o conteúdo, limites e modalidades de medidas disciplinares aplicáveis a alunos, crianças e adolescentes.

Ensino de Ciências

Nessa temática discutiram a relevância da experimentação para o desenvolvimento das Competências e Habilidades específicas das Ciências da Natureza. Os professores refletiram sobre a importância de incluir em suas aulas oportunidades para a problematização, investigação, experimentação e elaboração de propostas de intervenção para solução de problemas do cotidiano.

Tecnologia Educacional

A estação contou com a presença da diretora de Desenvolvimento e Inovação do Instituto Butantan, a professora Ana Marisa Chudzinski Tavassi. O objetivo da atividade nesta estação foi ampliar e compartilhar conhecimentos sobre as diferentes tecnologias, práticas e estratégias didático-pedagógicas.

Educação Inclusiva

A estação trabalhou o tema "Conhecer para incluir: o que nossas inteligências nos ensinam para alcançarmos uma efetiva personalização do ensino para todos", que foi pensada para ampliar a discussão sobre as possibilidades pedagógicas para a criança com deficiência. Foi destacado a importância de um educador atento, que identifique em seus alunos, pontos fortes, interesses, ritmos para desenvolver uma proposta personalizada de ensino, desenvolvendo autonomia e protagonismo, habilidades cognitivas e socioemocionais.

Matemática

O músico Frederick Portilho fez a abertura da estação apresentando a relação de uma série harmônica com a Matemática. A mesa temática foi sobre a "Cosmovisão cristã - o que as minhas aulas de matemática tem a ver com isso" e os professores compartilharam suas ideias e inspirações em um mural virtual sobre o ensino da matemática.

Ensino Internacional

A estação contou com a participação dos professores Anderson Magalhães, de Sâo Paulo e Erika Zaidan, de Brasília, representando os Programas de Educação Internacional; Sereg Leite, de São Paulo, representando os mentores de Línguas Estrangeiras Modernas e Evelyn Viriato, de Tamboré, representando os professores de Línguas Estrangeiras Modernas. Os convidados mediaram um momento de melhores práticas entre os participantes e debateram sobre a palestra ministrada pela professora Érica Constantino, coordenadora de Educação Internacional da unidade de Tamboré: "O mindset dos alunos está em constante adaptação. E o dos educadores?".

Educação Física

O professor Adriano Bareia fez um breve histórico dos desafios e oportunidades advindos do cenário pandêmico, com a finalidade de desafiar o grupo de professores a seguirem firmes na tarefa de oferecer uma Educação Física de excelência com base nos seguintes pilares: confessionalidade, desenvolvimento e resultado.