No Mackenzie Brasília, a educação infantil promove reflexões que vai muito além da Semana da Criança

As festividades continuam no colégio em uma programação que não se restringe apenas às brincadeiras, mas também a formas de se perceber o mundo ao redor

21.10.2022 - EM

Comunicação - Marketing Mackenzie


Após as atividades realizadas para a Semana da Criança na Educação Infantil do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília (CPMB), o corpo docente planejou também um evento que continuasse as celebrações aos pequeninos. O ExpoMack busca ultrapassar as características lúdicas típicas das festas que acontecem nessa etapa, propondo reflexões voltadas para o desenvolvimento da infância considerando o resgate de antigas tradições para repensar os avanços típicos da modernidade.

A segunda etapa da ExpoMack, que acontecerá no próximo sábado, 22 de outubro, das 08h30 às 12h30, no CPMB, continua a temática Um olhar para o futuro já vivenciada na fase anterior do projeto (saiba mais clicando aqui) que teve a participação dos alunos do ensino fundamental I e II e ensino médio. A proposta tem como objetivo provocar nos estudantes da formação inicial determinadas experiências típicas da infância que possam fazê-los pensar nos avanços tecnológicos, mas também nas antigas formas de se divertir.

O que não quer dizer que a programação lúdica será deixada de lado. Durante o evento, os alunos estarão envolvidos em tarefas que dissertam sobre as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprofundando esse percurso entre passado, presente e futuro em brincadeiras, jogos, cantigas, brinquedos e outras formas de lazer - tanto as novas quanto as antigas. Nesse quesito, a coordenadora da Educação Infantil, Laura Magalhães explica que “a Educação Infantil celebra a criança todos os dias”.

A feira é justamente essa contraposição entre a inovação e o reavivamento de antigos costumes. A educação do futuro não se resume apenas à aquisição de ferramentas tecnológicas, um ponto em que o Mackenzie está sempre se atualizando, mas também à valorização histórica de métodos pedagógicos assertivos que ressaltam o caráter afável das relações interpessoais que não podem ser substituídas pelo digital. Em resumo, a proposta dos educadores é olhar para o que há de bom no passado e planejar o futuro com o objetivo de ampliar no presente os princípios morais e humanos.

Não se trata apenas de uma comemoração pela data, mas, segundo Laura, é uma maneira de desmistificar o pensamento errôneo de que a Educação Infantil é um segmento restrito apenas ao cuidado com as crianças. Para ela, a atuação dos profissionais dessa área vai muito além do acompanhamento da infância, já que o trabalho deles envolve uma etapa primordial para o cidadão que se tornarão.

Ela esclarece que “existe um compromisso com o ensino integral que vai desenvolver os pequenos em todos os aspectos intelectuais, cognitivos e afetivos. Reconhecendo, acolhendo e recebendo todas as singularidades de cada uma na convivência coletiva”, concluiu Laura.