Os 7 tipos de cansaço: como descansar da forma correta?

Para cada necessidade, um descanso diferente

23.11.2023 - EM Saúde e Bem-Estar

Comunicação - Marketing Mackenzie


O corpo funciona como uma máquina de múltiplas funções. Para garantir o bom rendimento dessa máquina, é necessário manter um certo equilíbrio entre as funções fisiológicas, que, cientificamente, é chamado de homeostase. O cansaço é um sinal de que a homeostase não está sendo bem distribuída no organismo, sendo necessário encontrar maneiras de restabelecer o equilíbrio e retomar o funcionamento ideal.

A médica e escritora americana Saundra Dalton-Smith realizou um estudo que identificou 7 tipos distintos de cansaço. Segundo a especialista, é importante identificar qual é a origem do cansaço para aprender e praticar a melhor forma de descanso, que varia em cada situação. 

Cansaço físico

Após um período intenso de atividade física ou esforço corporal, os músculos tensionam e causam uma sensação de desgaste e fadiga. Isso implica na importância de realizar alongamentos antes e após a realização de exercícios, uma vez que, ao alongar alivia-se a tensão muscular, ajudando a prevenir lesões, e aumentando o fluxo sanguíneo entre os músculos. 

Para tratar o cansaço físico, além do alongamento, existem opções, como dormir bem, hidratar-se antes, durante e após as atividades físicas.
 
Cansaço mental

Estudar para uma prova difícil, ou a sobrecarga de informações no dia a dia, são fatores que levam ao cansaço mental, e a principal característica desse desgaste é a dificuldade de concentração e de manter pensamentos lineares. Na falta de um período de descanso adequado, o cansaço mental pode levar a perda de memória, desânimo e irritabilidade.

As opções para tratar ou prevenir este tipo de cansaço são as pausas ao longo do dia. Uma prática muito comum é tirar 5 minutos fora da tela após 1 hora de concentração, por exemplo. O tempo pode ser usado para tomar café, regar uma planta ou dar uma volta - pequenas pausas ajudam a chegar ao fim do dia com mais disposição.

Cansaço sensorial

A palavra “sensorial”, segundo o dicionário de Cambridge, refere-se aos sentidos da audição, visão, olfato, paladar e tato. O cansaço sensorial é mais comum e frequente em pessoas que vivem em grandes cidades, já que é causado pelo excesso de sons altos, luzes intensas, cheiros fortes e outras sensações. Todavia, os aparelhos eletrônicos também são responsáveis por transmitir uma grande quantidade de estímulos sensoriais.

Evitar o excesso de estímulos sensoriais pode ser desafiador, já que eles estão presentes na maior parte da rotina. Ao fim do dia, é possível evitar o uso de smartphones e computadores, justamente para que os 5 sentidos possam descansar.

Cansaço criativo

Para trabalhar ideias, a mente necessita de liberdade e tempo de desenvolvimento. O cansaço criativo é um dos bloqueadores do pensamento inovador, influindo no andamento de projetos e na resolução de problemas. 

O ócio criativo, expressão criada pelo sociólogo Domenico de Masi, é um conceito que representa a necessidade do cérebro humano de dedicar tempo não apenas ao trabalho, mas também às atividades culturais e ao lazer. Desse modo, é imprescindível dedicar algum tempo para passar em meio a natureza, visitar museus em busca de inspiração ou ler um livro de poesia.

Cansaço emocional

A exaustão emocional é decorrente da pressão psicológica ou do convívio com emoções intensas, como estresse, discussões ou trabalho sob pressão. Esses fatores acumulados desencadeiam uma sensação de impotência e falta de disposição para lidar com os problemas e desafios diários.

Em casos como esses, falar sobre as emoções ajuda a liberá-las do pensamento. Assim como os exercícios físicos podem relaxar e equilibrar a mente, o desabafo ajuda a recuperar o  equilíbrio cognitivo, seja numa conversa com amigos e familiares ou com um profissional da área de psicologia.

Cansaço social

Interações longas em eventos sociais também podem causar cansaço. Atualmente, também existe o agravante das videoconferências - em dias de agenda cheia, a sensação de cansaço acaba por agravar-se ainda mais ao fim de cada reunião. 

Existem momentos em que não é possível evitar as longas interações ou reuniões, mas, no fim do expediente, encontre tempo para os hobbies e autocuidado, como a leitura de um livro favorito, ouvir música ou preparar uma refeição especial - coisas pequenas que conectam o corpo e a mente.

Cansaço espiritual

O cansaço espiritual está intimamente ligado a sensação da perda de esperança e do propósito de vida. É possível estabelecer maneiras de reconectar-se com o propósito de vida, por exemplo, ao se conectar com Deus, realizar um trabalho voluntário, manter contato com pessoas que são vistas como exemplos por conta de suas trajetórias e lutas, e considerar tudo aquilo que forma sua vocação, paixão e missão no mundo.