03.03.2016
O auditório Ruy Barbosa foi palco de uma Sessão Extraordinária do Conselho Universitário da Universidade Presbiteriana Mackenzie para a outorga do título Doctor Scientiae et Honoris Causa a Sir André Konstantin Geim, prêmio Nobel de Física em 2010. O homenageado veio ao Brasil para participar da inauguração do Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno da América Latina, o MackGraphe.
A mesa foi composta pelo vice-presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), reverendo doutor Augustus Nicodemus Gomes Lopes; o reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM),doutor Benedito Guimarães Aguiar Neto; o presidente do Conselho de Curadores do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM),reverendo Juarez Marcondes Filho; o presidente do Conselho Deliberativo do IPM,conselheiro José Inácio Ramos; o presidente do IPM, entidade mantenedora da UPM, engenheiroMaurício Melo de Meneses; o vice-reitor da UPM, doutor Marco Tullio de Castro Vasconcelos; os pró-reitores da UPM, doutor Cleverson Pereira de Almeida, pró-reitor de Graduação e Assuntos Acadêmicos; doutora Helena Bonito, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação; doutor Sergio Lex,pró-reitor de Extensão e Educação Continuada; o reverendo Alderi Matos, chanceler em exercício da UPM, representando o chanceler reverendo David Charles Gomes; e pelo homenageado, Sir André Geim.
A cerimônia teve início com uma devocional feita pelo reverendo Augustus Nicodemus, e na sequência o reverendo Juarez Marcondes destacou “o pioneirismo do Mackenzie se faz presente nessa nova revolução tecnológica, através do Centro de Pesquisas do Grafeno”.
O reitor da UPM, doutor Benedito Aguiar falou da consideração de nossa comunidade universitária à atividade e pesquisa de Geim, reconhecido mundialmente pelo seu trabalho notório. “Agradecemos sua presença e muito nos honra conceder esse título em reconhecimento à sua trajetória científica, abrindo caminhos na nossa produção científica”.
Antes da entrega do título, a diretora da Escola de Engenharia, doutora Leila Figueiredo fez a leitura do currículo que contextualiza a concessão do título. Em seguida foi feita a leitura da resolução do Conselho Universitário e realizada a outorga pelo reitor da UPM.
Em seguida, Geim ministrou uma palestra contando sobre sua trajetória científica até a descoberta do grafeno.
Ao final o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie, Maurício Melo de Meneses, presenteou o palestrante com um quadro contendo selos especiais que marcaram etapas de sua vida pessoal e profissional. Antonio Helio de Castro Neto, atual diretor da Centre for Advanced 2D Materials da National University of Singapore e professor visitante do MackGraphe, também recebeu a homenagem do IPM.