Presidente do Grupo Silvio Santos palestra na abertura do Mackenzie Business Week 2024

Evento busca discutir a integração entre universidade e empresa 

16.05.2024 - EM

Comunicação - Marketing Mackenzie


Na manhã de segunda-feira, dia 06 de maio, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) por meio do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), em parceria com a Empresa Júnior de Consultoria, recebeu na abertura do Mackenzie Business Week 2024, a palestra de José Roberto Maciel, presidente do Grupo Silvio Santos, conjunto empresarial, que entre as empresas subsidiárias, estão SBT, Jequiti, SISAN, Hotel Jequitimar, entre outras. A palestra teve como foco a integração entre universidade e empresa. 

“O Mackenzie busca formar gente qualificada para uma sociedade que precisa de bons profissionais, que não necessariamente são pessoas que têm habilidades e competências muito específicas, mas são aqueles que mudam o mundo. O diálogo entre a reflexão, pensamento teórico e a prática tem uma camada de aprendizagem fundamental”, destacou o pró-reitor de Graduação, Marcos Nepomuceno.  

Para o diretor do CCSA, Claudio Parisi, o desafio da integração entre a universidade e sociedade não é de hoje, mas é algo necessário. “Nós precisamos integrar cada vez mais a universidade e a sociedade, mas tem que ser uma via de mão dupla”, ressaltou. Parisi também destacou o conhecimento e a experiência do palestrante José Roberto Maciel dentro de um grupo relevante para o desenvolvimento econômico do Brasil. 

O capelão universitário, reverendo Gildásio dos Reis, relacionou a história de João Calvino com o evento, tendo como objetivo mostrar que todo conhecimento agregado e adquirido busca trazer uma mudança no mundo. “A ideia de Calvino é que o ensino não poderia se limitar a formar intelectualmente as pessoas, mas sim que tal conhecimento tivesse uma aplicação nas necessidades reais da cidade, objetivando assim a sua transformação”.  

O palestrante destacou a importância de criar conexões com os consumidores, que devem estar no centro, em todos os momentos. Uma forma de garantir um produto de boa qualidade para o cliente é utilizar estratégias, formadas por ecossistemas, como: modelo operacional e governança; talento e capacidades; cultura e gestão da mudança; e tecnologia e dados. 

Para ele, a transformação para o mundo digital é necessária, assim como a relevância dos conteúdos produzidos, tendo em vista o fácil acesso a eles e como manter a atenção das pessoas. “Quando se trata disso, a televisão é mais eficaz do que o mundo digital, onde tudo é muito rápido e superficial, correndo risco da existência de fake news. O SBT traz credibilidade, realmente apurando as informações”, disse o presidente do Grupo Silvio Santos. 

“O mundo é ‘figital’, físico e digital ao mesmo tempo, um exemplo disso é a Tele Sena, antes da pandemia nossa venda era majoritariamente física, mas atualmente a venda digital, por aplicativo, reflete em 50% do total”, exemplificou Maciel.  

O palestrante ressaltou a importância de certas habilidades para os ingressantes no mercado de trabalho. “Quando buscamos profissionais no mercado, estamos olhando muito para soft skills e hard skills, criando um equilíbrio entre habilidades técnicas e pessoais”.  

Maciel ainda deu uma dica para os mackenzistas que estavam presentes na palestra. “Aproveitem muito o período da universidade, passa rápido, se sirvam do conhecimento, se juntem em iniciativas júnior e iniciativas com impacto social, aproveitem o mundo colaborativo, criem um networking e nunca parem de aprender”, salientou.  

Além das autoridades já mencionadas, ainda participaram da solenidade o pró-reitor de Planejamento e Administração, Wallace Tesch Sabaini; e coordenadores e professores do CCSA.