26.09.2024 - EM Chancelaria
Criado em maio de 2024, o Programa de Embaixadores da Marca - SUCOM Integra, projeto desenvolvido pela Superintendência de Comunicação e Marketing (SUCOM), do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), em parceria com a Race Comunicação, agência de comunicação integrada e assessoria de imprensa do IPM, realizou, na terça-feira, 24 de setembro, o primeiro encontro presencial do Programa. A ação reuniu mais de 50 embaixadores da instituição e de suas mantidas no auditório do MackGraphe, no campus Higienópolis.
O evento teve como principal objetivo propiciar a troca de informações e experiências entre os participantes do Programa, dando subsídios à realização de ações e projetos de comunicação.
Com uma vasta programação, que durou o dia todo, com palestras, dinâmicas, interações em testes on-line e workshops, os presentes foram convidados a refletir e a entender o papel da comunicação estratégica e como esta auxilia no dia a dia, aperfeiçoando atributos como integração, humanização, melhoria dos processos, e até como evitar crises de imagem. Além disso, foi realizado um passeio histórico pelo campus, conduzido pela equipe do Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM).
“Este projeto nos enche de alegria e mostra que cada vez mais rumamos na direção correta. Ao desenvolver ações comunicacionais integradas e alinhadas aos valores e propósitos da marca Mackenzie, ressaltamos os princípios da nossa Instituição e reafirmamos nossa missão”, destacou André Ricardo de Almeida Ribeiro, diretor de Estratégia e Negócios (DIREN) do IPM.
O chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro, participou do encontro e também realizou o momento devocional com uma mensagem de inspiração e engajamento. Ele pontuou a importância de uma atitude de liderança e influência positiva no dia a dia e a relevância do trabalho dos embaixadores.
“Para além do que vocês já contribuem para o Mackenzie, saibam que o papel que desempenham como embaixadores é fundamental para a instituição e também para vocês, pois é um programa que capacita e trabalha na formação profissional de vocês! Portanto, desenvolve habilidades que podem ser usadas dentro e fora do Mackenzie”, adicionou o chanceler.
Aprendizados
Durante o evento, os embaixadores tiveram a oportunidade de conhecer o novo plano de comunicação integrada que o IPM está colocando em prática e que envolve todas as unidades do Mackenzie, além de se familiarizar com a estrutura da SUCOM, seus produtos e serviços; saber mais a respeito dos cursos oferecidos pelo Mackenzie Academia Corporativa (MAC) e como eles podem ser potencializadores de conhecimento prático, e ainda receber orientações a respeito de temas como “O papel da liderança na comunicação”; “Comunicação estratégica e com propósito” e “Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e seus impactos na comunicação”, que ganhou novo capítulo no Manual de Comunicação.
“A comunicação é fundamental para garantir o sucesso das estratégias de negócios. Sem uma comunicação assertiva, é impossível realizar ações que gerem bons resultados”, destacou Daniel Grandolfo, superintendente de Comunicação e Marketing do IPM. “Um dos objetivos do Programa de Embaixadores é desenvolver colaboradores de todas as unidades de negócios para se tornarem guardiões da marca, fazendo com que a instituição aumente sua uniformidade e, cada vez mais, seja conhecida e respeitada em todo o território nacional”, reiterou ele.
Convidados especiais
Além das falas das autoridades já citadas, o evento contou com a apresentação de diversos profissionais mackenzistas e convidados, dentre eles: Samuel Macarenco Beloti, relator do Comitê Cultura Mackenzie de Proteção de Dados (CMPD); Stela Chaves Rocha Sales, encarregada de proteção de dados da instituição; Luciene Aranha, curadora do CHCM; Déspina Nogueira, coordenadora de comunicação do IPM; Suzana Raquel Salathiel da Silva, coordenadora de marketing do Mackenzie; Osmar Guerra, coordenador de produções audiovisuais (MackPlay); Lívia Albuquerque e Lucas Montesano, especialistas em redes sociais do IPM; Camila Erika Araujo Ferreira, analista de recursos humanos da área de treinamento e desenvolvimento do Mackenzie; Wilson Barros, sócio-diretor da Race Comunicação; Michele Colombo, gerente de contas da Race Comunicação; Rodrigo Freitas, coordenador de comunicação integrada da Race Comunicação; e Renan De Simone, analista de comunicação do IPM, que realizou a mediação do encontro.
Clique aqui e conheça os embaixadores do SUCOM Integra.