Saiba como receber e dar feedbacks

Criar uma cultura de feedback é a chave para o crescimento profissional

01.10.2024 - EM

Comunicação - Marketing Mackenzie


Receber ou dar feedback pode ser difícil para algumas pessoas, mas ainda é uma ferramenta indispensável e valiosa para o crescimento profissional e pessoal. Criar uma cultura de feedback é a chave para o crescimento profissional, e um dos pilares para alcançar bons resultados organizacionais.

Como receber feedback de maneira eficaz

Ao receber feedback, é importante estar disposto a ouvir e refletir sobre o que está sendo dito. Muitas vezes, as críticas podem parecer desconfortáveis, mas é importante lembrar que a ação tem como objetivo auxiliar no crescimento pessoal e profissional. Ao manter a mente aberta, é possível separar o que é construtivo de uma possível reação emocional, extraindo que realmente pode contribuir à evolução.

Escuta ativa

Ao receber feedback de alguém, é fundamental prestar total atenção, sem interrupção ou defesa. Ouvir de forma ativa significa estar presente na conversa, sem se preparar mentalmente para responder ou explicar. Deixe o interlocutor falar até o final e absorva o que foi dito - além de demonstrar respeito e facilita o entendimento dos pontos de melhoria. 

Reflita

Após receber o feedback, dedique um tempo para refletir a respeito do assunto em questão. Pergunte como as ideias podem ser usadas no trabalho ou comportamento? A partir dessa reflexão, pense e faça um plano para seguir as recomendações. O feedback é mais eficaz quando promove mudanças positivas. Ao tomar uma atitude proativa, demonstrará que está aberto a melhorar e que valoriza as opiniões recebidas.

Como dar feedback de maneira eficaz

Ao dar um feedback, é crucial que a mensagem seja transmitida de forma clara e direta. Utilize uma linguagem simples e evite ambiguidades, garantindo que a pessoa compreenda exatamente o que está dizendo. Focar nos fatos e comportamentos visíveis ajuda a evitar equívocos. Por exemplo, ao invés de dizer “Você precisa ser mais responsável”, especifique: “Notei que os prazos das últimas duas tarefas não foram cumpridos.”

Encoraje a escuta e ofereça apoio

Durante o feedback, faça o ouvinte participar. Pergunte como se sente a respeito do que foi dito e se tem dúvidas ou sugestões. A abordagem colaborativa cria um ambiente de confiança e respeito, o que torna a ação mais eficaz e aceita. Além disso, a pessoa pode expressar a sua opinião, o que enriquece a troca de ideias.

O feedback não deve ser um evento isolado. Deixe claro que está disponível para ajudar no processo de desenvolvimento do receptor. Ofereça apoio prático, como acompanhamento em tarefas ou orientação de como implementar as mudanças necessárias.

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