03.01.2023
Solicitação do visto:
Para permanecer na Roménia por mais de 90 dias é necessário a emissão de um visto de acordo com a atividade a ser desenvolvida, no caso um Visto para estudos (símbolo D / SD)
Documentos:
- Passaporte válido por pelo menos 3 meses após a expiração do visto solicitado;
- Comprovação de Seguro Médico;
- Foto dentro das especificações exigidas para passaporte;
- Comprovante de pagamento da taxa consular (60 Euros);
- Comprovante de Residência;
- Documento de antecedentes criminais apostilado e traduzido para o romeno ou inglês;
- Carta de Aceitação
- Prova de meios financeiros para estadia no país;
- Prova de alojamento na Romênia;
- Comprovante de participação em um programa de intercâmbio
Você pode realizar a solicitação do visto por aqui.
Importante ressaltar que o aluno deverá confirmar todas as informações com o consulado e a sua universidade escolhida para a mobilidade ao entrar com o pedido de visto.
Custo de vida:
O custo de vida do aluno depende muito das preferencias e costumes de cada aluno, além dos fatores como a cidade em que vai morar e a acomodação. Em média, o custo mensal na Romênia gira em torno de 4.938 lei
IMPORTANTE: Os valores mencionados acima consideram depoimentos dos alunos e levantamentos feitos pela COI. No entanto, a situação financeira de cada país, as taxas de câmbio e as políticas de gerenciamento financeiro de cada instituição podem ser alteradas. Desta forma, as informações deste item devem ser consideradas como uma ideia geral sobre as despesas durante a mobilidade e não como informação final. Isto é, o aluno deve confirmar junto à IES os custos que terá durante a mobilidade.
Hospedagem:
Algumas sugestões para portais de hospedagem são:
A HousingAnywhere tem parceria com mais de 170 universidades em 65 países para ajudar seus alunos a encontrar acomodação no exterior. Além disso, eles incentivam os alunos a sublocar seus quartos e apartamentos para os alunos que chegam enquanto eles estão fora.
Outras alternativas são: Airbnb, Booking.com, e Trivago.
Plano de Saúde:
O Consulado da Romênia exige que o interessado possua uma apólice de seguro que cubra sua estadia, com uma apólice mínima recomendada de 50.000 Euros.
Trabalho remunerado:
O Visto de Estudante não permite trabalhar na Romênia, considerado que há uma categoria de visto especifica para essa atividade: Visto para atividades profissionais (símbolo D / AP)
Informações adicionais:
Segue a lista das universidades parceiras:
- Babes-Bolyai
*Informações obtidas em 07.12.2022