2024 - Martina Bravo Tonsig - Arquitetura e Urbanismo


Meu nome é Martina Bravo Tonsig e eu participei da mobilidade acadêmica oferecida pelo Mackenzie no primeiro semestre de 2024. Meu país de escolha foi a Espanha, porque eu já falava espanhol fluentemente, escolhi a Universidad de Castilla – La Mancha, campus de Toledo.

Eu fui para a Espanha sozinha e foi bem simples de conseguir encontrar locomoção de Madrid para Toledo, fui de trem, talvez eu possa ter sentido mais facilidade por já falar a língua, mas no aeroporto e estação de trem tem muitas placas em inglês também, que ajudam muito. Ao chegar em Toledo, fiquei na parte histórica da cidade, que está sempre bem movimentada, depois passei para o meu apartamento, que aluguei via Idealista, uma imobiliária online. O apartamento ficava na parte nova de Toledo, que já é bem menos movimentada que a histórica, então sair de São Paulo para morar lá, foi o primeiro choque cultural.

Ademais, dividi apartamento com mais 3 meninas, 2 espanholas e 1 mexicana. A minha experiência foi ótima, cada uma tinha seu quarto e as tarefas da casa foram bem divididas desde o início. Em relação a valores, comer na Espanha é bem barato, mas não é tão comum encontrar pratos de comida nos restaurantes, como no Brasil, o mais comum são as tapas. Em geral, tudo é bem barato, sem converter para Real. O que mais aproveitei, e acho válido, foram as viagens, as passagens são muito baratas e é tudo muito perto de avião ou também de trem, então vale a pena.

Em relação a faculdade, eu acredito que a recepção aos intercambistas foi um pouco falha, o órgão internacional da faculdade nos recebeu bem e deu todas as instruções necessárias, mas no campus de Arquitetura, alguns professores pareciam não saber que havia intercambistas na sala, houve um pouco de falta de comunicação entre professor e aluno, mas no geral, conseguimos seguir com as matérias e entregar os trabalhos, que eram avaliados de maneira diferente em relação aos alunos da faculdade. Nesse sentido, os alunos também não integraram muito os intercambistas, mas entre os intercambistas, foi muito fácil fazer amizade.

Por fim, o intercâmbio foi uma experiência incrível para mim, de muitas lembranças e de amadurecimento, acredito que vale muito a pena para quem tem a oportunidade. E recomendo sim a Espanha, porque é um país diverso e cheio de cultura para conhecer.

Compartilhe nas Redes Sociais