Laboratório Centro Mackenzie de Pesquisa sobre Infância e Adolescência

Pretendemos ser um centro de referência nacional no estudo científico da infância e adolescência. A nossa missão é gerar conhecimento que impacte positivamente as vidas de crianças, adolescentes e suas famílias.
Para tal, os nossos objetivos são:
- Produzir pesquisa científica interdisciplinar de alta qualidade
- Inspirar inovação baseada em evidências
- Transformar práticas e políticas públicas
- Fomentar pesquisas na área da infância/adolescência mediante planejamento econômico-financeiro sustentável

Visão: Promover o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, principalmente aqueles cujas famílias se encontram em situação de vulnerabilidade, nas dimensões de saúde mental e sucesso acadêmico.

Aproximadamente três em cada 10 pessoas no Mundo têm entre 0 e 18 anos, perfazendo 2.4 bilhões de pessoas. No Brasil, vivem aproximadamente 60 milhões de crianças e adolescentes - portanto, um número expressivo de pessoas que compõem o presente e o futuro do país. Para além das estatísticas demográficas, outros dados devem ser considerados, nomeadamente o retorno do investimento nos primeiros anos de vida. Por exemplo, estudos liderados pelo Nobel da Economia – James Heckman – mostraram como cada dólar investido entre os 0-5 anos de idade em crianças em situação de vulnerabilidade gera um retorno do investimento de 13% ao ano. Mais concretamente, a implementação de programas de educação infantil de elevada qualidade gerou ganhos ao nível da educação, saúde e emprego não apenas nos participantes, mas nos seus filhos – evidenciando potencialidades de impactos inter-geracionais. Por outro lado, evidências da neurociência apontam que a arquitetura básica do cérebro – as fundações que servem de base às aprendizagens e comportamentos ao longo de toda a vida – é construída através de um processo contínuo que começa antes do nascimento e continua na idade adulta. No entanto, é durante a infância e adolescência que o cérebro se desenvolve de maneira mais acelerada e com maior suscetibilidade às influências do contexto. Considerando o exposto, é urgente catalisar pesquisa de alta qualidade que informe inovação em práticas e políticas voltadas para o apoio neste período de vida crítico.

 

Inovação: A ciência possui múltiplos papéis, entre os quais o de informar políticas públicas sobre problemas sociais complexos. Neste sentido, cientistas de todo o Mundo têm se mobilizado para estudar, propor e testar soluções para problemas que afetam as crianças, adolescentes e suas famílias, com especial ênfase em duas fundamentais dimensões do desenvolvimento saudável: sucesso acadêmico e saúde mental. Efetivamente, a promoção da saúde e bem-estar ao longo da vida e o acesso a uma educação de qualidade, inclusiva e igualitária, são dois dos objetivos para o desenvolvimento sustentável ratificados pelos países da ONU. Na mesma linha, centros de pesquisa como o Harvard Center on the Developing Child ou o Oxford Centre for Developmental Science são apostas fortes de duas das mais renomadas universidades mundiais no tema do desenvolvimento na infância e adolescência. No entanto, no Brasil faltam centros de pesquisa especificamente voltados a este importante e urgente tema. Assim, foi criado o Centro Mackenzie de Pesquisa sobre Infância e Adolescência, cujo objetivo é constituir-se como um centro de referência nacional no estudo científico da infância e adolescência.