Laboratório de Inovações Pedagógicas (LIP)

O Laboratório de vivências disciplinares e interdisciplinares potencializa experiências de diferentes naturezas, favorecendo, dentre outros, a participação do professor da Educação Básica na construção de uma escola que valorize novas ferramentas propiciadoras do desenvolvimento e aprimoramento do fazer pedagógico, em diálogo com o currículo escolar, trazendo para este espaço de formação profissional3 inovações de práticas pedagógicas. Buscou, portanto, a ludicidade, o incentivo à criatividade e interação com outros espaços escolares da Educação Básica - Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Propôs-se a experimentar práticas criativas, desenvolver produtos/recursos educacionais tangíveis e intangíveis que agreguem a aprendizagem, com uma concepção de conhecimento que religa saberes curriculares especializados como a Biologia, Física, Matemática e Química em diálogo transversal com os saberes humanísticos e artísticos.

A construção de um Laboratório de Inovações Pedagógicas caminha ao encontro de tendências mundiais de pesquisadores estarem em diálogo com a comunidade, mediados por saberes sistematizados para, a partir dessa interação, construir um espaço experimental que possibilite aproximar conceitos tradicionais como, por exemplo: brinquedoteca, laboratórios específicos, sala de aula, pesquisa, práticas docentes/educacionais.

Inovação: OBJETIVOS dos serviços apresentados QUANTO AO ENSINO a) investir na renovação e/ou criação e a ressignificação de ferramentas pedagógicas, desde as tradicionais àquelas com tecnologias computacionais, constituindo-se num espaço coletivo e colaborativo em diálogo com a comunidade; b) vivenciar, em seus diferentes espaços, novas metodologias que enfatizem a aprendizagem ligada ao lúdico, expressão e produção artística, especialmente as artes visuais, com o olhar na ampliação da inclusão escolar, e um olhar mais atento à infância voltado ao estudo e compreensão da cultura lúdica, fundamentais para a melhoria da qualidade da prática pedagógica na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental; c) oferecer aos futuros educadores oportunidades de explorar, sentir, experimentar e principalmente a possibilidade de criação disciplinar e interdisciplinar; d) ampliar a participação no aprimoramento da formação pessoal e profissional dos discentes. QUANTO À FORMAÇÃO DOS FORMADORES a) favorecer o aprimoramento profissional dos próprios educadores envolvidos nas propostas laboratoriais, possibilitando a revisão de suas práticas docentes por meio do diálogo e discussões advindas desse processo; b) criar novas experiências metodológicas e materiais pedagógicos. QUANTO À PESQUISA a) acolher pesquisadores e interessados na investigação da temática de inovações pedagógicas (estudantes e professores); disponibilizar acervo bibliográfico que propicie o estudo, reflexão e pesquisa sobre produção pedagógica em diferentes áreas do conhecimento e do ensino, em uma perspectiva disciplinar e interdisciplinar; b)propiciar e estimular a elaboração de projetos de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e de Iniciação Científica (PIBIC).

Oportunidades/ Vantagens/ Benefícios: a) constituir-se-á ainda em espaço de prestação de serviços à comunidade, por meio de formação continuada de professores e demais educadores; b)implantar e disponibilizar uma brinquedoteca e ateliê de artes, configurando esses espaços como de ensino, pesquisa, além da extensão, como abaixo especificados; c)oferecer cursos de extensão e formação continuada.