Play Your Process (PYP) - Jogos Digitais Baseados em Processos de Negócio

Método e suíte de ferramentas de suporte à concepção, ao design, à construção e à avaliação de jogos baseados em processos de negócio (jogos gerados a partir da tradução semiautomática de modelos de processos de negócio em notação BPMN) para fins de treinamento de processos e/ou entendimento e engajamento de público externo à gestão de processos organizacionais. Aplicações: empresas de qualquer porte dos setores público ou privado; consultoria em gestão de processos de negócio.

O Play Your Process é uma solução metodológica para o mapeamento de modelos de processos de negócio em elementos de jogos digitais, possibilitando a criação de jogos digitais baseados em processos de negócio (JDBPN): um gênero de jogo sério que implementa um processo de negócio e seus elementos de maneira lúdica, permitindo que ao jogar, os jogadores consigam compreender, treinar aprender e refletir sobre as características e desafios dos processos organizacionais. O jogo pode ser usado para fins de treinamento organizacional e transparência e engajamento do público externo aos processos organizacionais. Embora haja pesquisas e algumas soluções para construção de jogos para uso na gestão de processos de negócio, principalmente simuladores e ferramentas de ensino de gestão de processos, poucas ou inexistentes são as soluções no mercado que guiem a ludificação de processos com base em modelos de processos da organização e customizados ao interesses de treinamento/engajamento da empresa.

Inovação: Método - Play Your Process - e suíte de ferramentas que traduzem de forma semiautomática um modelo de processo de negócio em um jogo digital para aplicações em treinamento de processos e/ou transparência/engajamento do público externo. O uso das soluções inova o treinamento de processos na organização, com potencial de aumento de engajamento dos atores organizacionais, com garantias de aprendizagem. As soluções possuem também impacto se utilizadas para o diálogo com o público externo à organização, como forma de entendimento e engajamento de clientes aos processos de prestação de serviços da organização, sobretudo organizações do setor público.

Oportunidades/ Vantagens/ Benefícios: Intercâmbio de conhecimento e informação. Desenvolvimento de processos, produtos e serviços. Protótipos de novos produtos e processos. Desenvolvimento de serviço. Avaliação e Melhoria de Processo.

 

ACM_Journals_Classe

The Play Your Process Method for Business Process-Based Digital Game Design