
Rama de cenoura desidratada
A motivação para o desenvolvimento do produto CORA considerou as atuais tendências de mercado por alimentos que estejam alinhados a uma dieta saudável, prática e sustentável. Por esta razão, a criação de um produto alimentício plenamente natural a base de rama de cenoura converge com a expectativa de que os consumidores se preocupem cada vez mais com a qualidade de vida social e ambiental, baseada na crescente busca por produtos naturais, que não apresentem conservantes ou demais aditivos químicos (ITAL, 2010). Ou seja, as indústrias alimentícias precisam suprir essa demanda que, por sua vez, está associada à tendência de consumo de alimentos “clean label” (rótulo limpo), dada por alimentos que não possuem substâncias artificiais, mas com ingredientes naturais e de acordo com a produção sustentável (HOFFMANN Tuany et al., 2018). Diante disso, o produto abrange em sua concepção os seguintes anseios do mercado de alimentos: saudabilidade e bem-estar, conveniência e praticidade, sensorialidade e prazer e sustentabilidade e ética. Assim, o conceito de saudabilidade e bem-estar pode ser empregado ao produto na medida em que este se trata de um corante alimentício fabricado com apenas um ingrediente, a rama de cenoura, sendo este de procedência plenamente natural, com ausência da necessidade de aditivos ou conservantes em sua composição e, dessa forma, sem oferecer riscos à saúde. Além de ser utilizado como corante, por ser um alimento com alto teor de ferro, poderia ser aplicado como fortificante de outros produtos alimentícios. Já a conveniência e praticidade podem ser demonstradas por meio da longa durabilidade e facilidade de conservação que o produto apresenta, uma vez que será comercializado na forma em pó, para imediata aplicação. Além disso, este produto pode pigmentar com diferentes tonalidades uma vasta gama de alimentos, a depender da necessidade do consumidor, que pode utilizar a versatilidade do produto em diferentes preparações, de sabor doce ou salgado. A sensorialidade e prazer converge com o diferencial que a rama de cenoura possui em relação aos outros produtos em pó verde, como os que são produzidos com espinafre e espirulina. O sabor e o cheiro residual destes produtos são perceptíveis quando utilizados na aplicação em preparações, principalmente na confeitaria, fatores que não são perceptíveis na rama de cenoura em pó, tanto nessa categoria de aplicação (confeitaria) quanto em produções de massas artesanais. E, a sustentabilidade e ética se relacionam à utilização da rama da cenoura como único substrato para a formulação do produto alimentício em questão, o que colabora com o combate ao desperdício de alimentos e promove acessibilidade a uma alimentação sustentável, tendo em vista que a rama de cenoura é comumente descartada na cadeia de comercialização de alimentos e, dessa forma, pode ser adquirida sem impactar o ambiente e com baixo custo de aquisição da matéria prima.
De acordo com o relatório da Brasil Bakery Confectionery Trends (SÃO PAULO, 2020), foi identificado por meio da análise de mercado da Mintel, de 2014, a preocupação dos consumidores quanto ao uso de corantes artificiais pelas indústrias alimentícias brasileiras, que foram instigadas a produzirem alimentos e bebidas com corantes naturais, pois, os lançamentos de produtos com corantes naturais ultrapassaram os artificiais desde 2012. Como os corantes são classificados como aditivos alimentares, os corantes artificiais são vistos como utilidades de interesses comerciais e atrativos por parte das indústrias apenas para a aceitação de determinados produtos pelo consumidor e não como um componente com valor nutritivo. Em relação a isso, o aumento do consumo de produtos ultraprocessados corrobora para um excesso no uso destes aditivos alimentares pelos indivíduos, tendo em vista que são substâncias presentes na categoria (SILVA; REED, 2011). Entretanto, a função do uso de aditivos em alimentos deve ter o propósito de melhorar as condições do valor nutritivo, conservação, estabilidade e aparência dos alimentos e não servir de meio que ofereça riscos à saúde, obedecendo os limites de uso em relação às quantidades estabelecidas na legislação, a fim de adquirir efeitos desejados (TONETTO et al., 2008). Diante disso, as aplicações de ingredientes naturais para coloração são ideais porque, além de promover a sustentabilidade, conferem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, bem como valor nutritivo (SOUZA, 2012). O CORA apresenta todas essas carcaterísticas que tem sido valorizadas pelos consumidores de alimentos e buscadas pelas indústrias de alimentos: origem natural, sustentabilidade, atributos nutricionais, estabilidade e amplo tempo de conservação, zero risco à saúde.
Inovação: Saudabilidade e bem-estar: corante natural sem adição de aditivos; Sustentabilidade e ética: aproveitamento da rama da cenoura que comumente é descartada, apresentando ótima relação de custo-benefício; Sensorialidade e prazer: sabor e odor residual quase nulos em suas aplicações (em oposição aos disponíveis no mercado, como de espinafre e espirulina em pó); Conveniência e praticidade: facilidade de conservação, pois possui vida de prateleira estendida; imediata aplicação (comercializado na forma em pó); proporciona diferentes tonalidades da cor verde e versatilidade nas preparações.
Oportunidades/ Vantagens/ Benefícios: O Produto CORA é um produto inovador que trará benefícios à saúde do consumidor por ser um produto totalmente natural, com apenas um ingrediente em sua formulação e com valor nutricional agregado. Além disso, apresenta versatilidade na sua aplicação, com amplas possibilidades de uso; é sustentável, pois promove o aproveitamento de uma parte da cenoura que normalmente é descartado no meio ambiente como resíduo orgânico e apresenta boa acessibilidade, pelo baixo custo de aquisição da matéria-prima.