Antena para Aparelho Receptor de Televisão Digital

A patente “ANTENA PARA APARELHO RECEPTOR DE TELEVISÃO DIGITAL” foi depositada em 01 de novembro de 2010 no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e foi concedida em 10 de novembro de 2020 com o registro PI 1003310-6. A patente foi concedida para o Instituto Presbiteriano Mackenzie, mantenedora da Universidade Presbiteriana Mackenzie com autoria de dois professores do Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica e Computação (PPGEEC) Mackenzie: Dr. Gunnar Bedicks Junior e Dr. Cristiano Akamine e um professor da Escola de Engenharia Mackenzie: Dr. Fujio Yamada (in memorian).

Grande parte dos aparelhos receptores de televisão digital funciona com antena interna devido à dificuldade de se instalar uma antena externa. O sinal recebido das emissoras de televisão pode ser de polarização vertical, horizontal, circular ou elíptica, conforme a polarização usada na antena do transmissor ou devido à degradação provocada nas ondas, pelas múltiplas reflexões do sinal em vários obstáculos, tais como edificações e outros.

A presente invenção diz respeito a uma antena a ser aplicada em um aparelho receptor de sinais de TV digital em ambientes internos ou externos, residenciais ou comerciais ou ainda em veículos em condição de deslocamento. A referida antena apresenta uma construção que é incorporada na estrutura do aparelho receptor, não requerendo nenhuma instalação ou manuseio pelo usuário.  Considerando que uma emissora de televisão pode transmitir o seu sinal em qualquer polarização, ou seja, horizontal, vertical, circular ou elíptica, é necessário que a antena, utilizada para recepção desses sinais, apresente a mesma polarização da antena de transmissão. A presente invenção refere-se a uma antena capaz de receber sinais de televisão digital em qualquer uma das polarizações acima, sem nenhuma mudança ou ajuste. 

Apesar dos ganhos e benefícios da invenção, esta patente não foi licenciada para os fabricantes de televisores. Um dos motivos é que o planejamento para recepção do sinal de TV digital prevê o uso de uma antena externa a 10 metros de altura em relação ao solo. Entretanto com a nova tecnologia de TV digital (TV 3.0), está previsto o dimensionamento de potência de transmissão para recepção com interna. Isso permitirá que os fabricantes possam incorporar esta invenção nos aparelhos receptores da TV 3.0.