05.09.2024
Se você trabalha, tem filhos e um dia cheio de compromissos, começar a praticar atividade física nem sempre é fácil. Todos sabem da importância de se movimentar regularmente e a série de benefícios que isso traz para o corpo e a mente. Muito se fala sobre exercícios físicos mas, para muitos, encaixá-las no dia a dia torna-se um desafio.
Além de adequar hábitos, horários e alimentação, vencer a preguiça é o principal obstáculo, mas todo esforço vale a pena. Confira algumas dicas de como incorporar exercícios físicos na sua rotina.
Comece devagar
No começo, opte por atividades básicas, de pouca intensidade, mas que coloquem o corpo em movimento. Com a prática regular, isso acaba se tornando um hábito e seu corpo automaticamente vai pedir um pouco mais intensidade; assim, você vai crescendo gradualmente. Um bom exemplo é trocar o elevador pela escada, começando aos poucos, até se tornar parte da rotina. Reserve também algum dia para ir de bicicleta ou caminhando até o trabalho ou até algum ponto acessível.
Segundo o “Guia de Atividade Física para a População Brasileira”, do Ministério da Saúde, a recomendação para iniciantes é começar com atividades leves, como caminhada, natação, ciclismo, ioga, dança ou ginástica coletiva. Gradualmente, você pode avançar para exercícios moderados e, depois, mais intensos. Tudo começa com o primeiro passo.
Organização
No início, é fundamental manter a disciplina e a constância para que a atividade física, que pode parecer uma obrigação, se transforme em um hábito prazeroso e natural. Organize seus horários, considerando que horas você precisa acordar, quando chega do trabalho e quais tarefas domésticas precisam ser feitas. Assim, você conseguirá planejar sua semana e incluir a atividade física, de forma realista, no seu dia a dia.
O Instituto Americano de Medicina do Esporte recomenda praticar atividades físicas moderadas por, no mínimo, 120 minutos por semana. Para alcançar esse objetivo, você pode dividir o tempo entre diferentes dias, variando a intensidade dos exercícios. Uma sugestão prática é se exercitar três vezes por semana, por 30 minutos cada vez, alternando entre corrida, ciclismo, musculação ou algum esporte de sua preferência.
Busque prazer nas atividades
Se você prefere estar ao ar livre, vale a pena buscar uma atividade que possibilite isso, já que ficar dentro de uma academia pode não ser tão satisfatório para você e até aumentar as chances de desistência. Se a presença de outras pessoas te motiva, experimente praticar exercícios em grupo.
Além de procurar academias que ofereçam aulas de ginástica coletiva, tente convidar amigos ou pesquise maneiras de encontrar companhia em parques, clubes ou em praças próximas à sua casa. Faça contato e siga em frente. É importante lembrar que quando a atividade física é prazerosa, manter o ritmo se torna muito mais fácil.
Conte com ajuda profissional
Outro grande incentivo é contar com a ajuda de um profissional da área, que pode realizar uma avaliação para verificar se você está em boas condições físicas. Com os resultados, ele pode recomendar os exercícios mais adequados para o seu objetivo, garantindo que você evite o risco de esforço excessivo, o que pode causar problemas musculares, nas articulações, dores na coluna, nas pernas e nos ombros, além de sobrecarga cardiovascular.