Dia Mundial da Saúde Mental: práticas para ter uma mente tranquila

Compartilhe nas Redes Sociais

11.10.2024


Não é segredo que os hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos, contribuem para a longevidade e prevenção de doença, no entanto, não é apenas a saúde física que precisa de cuidados e atenção. Para alcançar um estilo de vida equilibrado, é fundamental cuidar da mente.

Desde 2017, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking de pessoas com transtornos de ansiedade. A pandemia de covid-19, iniciada em 2020, agravou essa situação, desencadeando uma crise global de saúde mental. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam um aumento de 25% nos casos de ansiedade e depressão apenas no primeiro ano da pandemia.

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental, a OMS reforça a importância de garantir que "todos tenham o direito de viver com dignidade, equidade, igualdade e respeito". Confira algumas dicas que podem ser aplicadas no dia a dia.

Leia também: Saúde mental e o impacto na produtividade

Estabeleça limites e diga “não” quando necessário

Saber dizer "não" ajuda a manter a saúde mental. Muitas vezes, o excesso de responsabilidades pode causar cansaço e estresse. Avaliar as prioridades e definir regras claras tanto no trabalho quanto na vida pessoal são boas medidas quando se trata de estabelecer limites. Escolher horários para descansar e se divertir e não se distrair com tarefas extras, além de negociar prazos de entrega das demandas, quando estiver sobrecarregado, ajuda a evitar a ansiedade e a sensação de estar sempre correndo contra o relógio.

Para ser inovador, é importante se adaptar rapidamente. Ao experimentar novos formatos, aprender com os erros e fazer ajustes, quando necessário, ganha-se conhecimento. Com uma mentalidade ágil e flexível, a inovação flui.

Pratique o autoconhecimento

Para cuidar da saúde mental, é importante reservar alguns minutos do dia para avaliar as emoções, pensamentos e reações. Começar o dia com cinco minutos de respiração profunda e concentração, ajuda a aliviar o estresse e aumenta a concentração nas tarefas diárias. Manter um diário, com registro dos sentimentos e pensamentos auxilia na identificação dos padrões emocionais e oferece um espaço para ‘desabafos’. O autoconhecimento ajuda a lidar com os problemas emocionais, impedindo que sentimentos negativos se acumulem e impactem a rotina.

Tenha uma rotina de sono regular

O sono é fundamental para a recuperação mental e física. Ter uma rotina de sono regular, com horários fixos para dormir e acordar, ajuda a manter o equilíbrio emocional. Para ter uma noite agradável, é recomendável desligar os dispositivos eletrônicos pelo menos 30 minutos antes de dormir e criar um ambiente relaxante no quarto, como diminuir a iluminação e evitar estímulos visuais.

Criar rotinas para ir para a cama melhora a qualidade do sono; tomar um chá relaxante ou ler um livro leve, não apenas garantirá uma boa noite de repouso, como manterá a mente mais equilibrada ao longo do dia.

Mantenha conexões sociais saudáveis

A socialização é um importante fator para uma boa saúde mental. Passar um tempo com amigos, parentes ou colegas pode aliviar o estresse. Um exemplo é marcar encontros regulares, como um café, ou uma ligação semanal para manter a conexão, mesmo em uma rotina agitada.

Participar de atividades em grupo, como aulas de dança, clubes de leitura ou trabalho voluntário, é eficaz para criar novas conexões e fortalecer as existentes. As interações promovem o bem-estar emocional e proporcionam momentos de alegria e distração.

Reserve tempo para hobbies e momentos de lazer

O lazer e hobbies são essenciais para aliviar as pressões diárias. Praticar atividades descontraídas, como pintar, tocar um instrumento ou cozinhar, ajudam a relaxar e aliviar o estresse. Hobbies em companhia de amigos ou familiares pode ser uma ótima maneira de fortalecer laços sociais e aumentar a satisfação pessoal. Incluir momentos de lazer na rotina ajuda a manter a calma e a saúde mental.