Boas práticas no LinkedIn: dicas para usar a ferramenta assertivamente

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28.11.2023 - EM

Comunicação - Marketing Mackenzie


Reconhecida como a rede social mais usada no mercado de trabalho, o LinkedIn conta com mais de 850 milhões de usuários espalhados por 200 países. O sucesso é consequência de seu dinamismo e da variedade de conteúdos, o que possibilita expandir o conhecimento, estreitar relacionamento, além de acompanhar a evolução de inúmeros setores e mercados. Com muitos diferenciais, a rede, ainda, é estratégica para o estabelecimento de parcerias de negócios, troca de informações, acompanhamento de tendências e inovações, aumento do repertório profissional por meio de cursos, lives, artigos e uma gama de conteúdos disponíveis todos os dias, dentre outros benefícios.

Por seu dinamismo, existem estratégias que podem ser úteis na construção de um perfil atrativo que beneficie a imagem profissional no LinkedIn. Para lhe auxiliar, separamos algumas dicas.

Invista em uma boa foto de perfil

A foto de perfil do LinkedIn deve transmitir credibilidade e competência. Para se destacar, é fundamental escolher uma imagem em boa resolução, que passe uma boa impressão, com vestimentas adequadas para o ofício.

Evitar utilizar fotografias distantes que dificultem a visualização da face, e atentar-se a feição dando um sorriso é uma boa pedida, uma vez que transmite simpatia.

Descreva o perfil corretamente

O LinkedIn oferece várias maneiras de construir uma boa imagem profissional, como a opção “Título”, onde é possível utilizar palavras-chave para realçar as áreas de atuação. Um programador, por exemplo, pode colocar em seu título quais linguagens de programação domina, e as ferramentas que usa melhor. O truque para utilizar adequadamente os termos é buscar compreender os pontos fortes, e encontrar uma maneira dinâmica de destacá-los em poucas palavras. Na seção “Experiência”, o usuário também consegue adicionar as localidades e períodos em que trabalhou em determinada empresa e/ou organização, mas o fator mais importante é o destaque das atividades. É crucial lembrar-se de colocar as atribuições durante cada experiência profissional, de modo a detalhar, de forma concisa, quais foram os principais projetos ou participações em cada tarefa no projeto.

Produza conteúdos de valor

O perfil no LinkedIn ganha destaque quando o usuário escreve conteúdos com informações relevantes e tópicos que agregam valor à rede. Usar a ferramenta assertivamente redigindo posts e artigos com dicas, tendências de mercado, novidades da área de atuação, importantes projetos que liderou ou participou, mesmo que não sejam recentes, destacando as responsabilidades, aprendizados e triunfos no processo, além de dar credibilidade ao emissor, tende a corroborar para a disseminação de inteligência de mercado, gerando futuras parcerias e negócios. Lembrar-se que o LinkedIn é uma rede profissional é sábio. Usar a rede para publicar ou compartilhar “memes”, ou conteúdos de cunho pessoal pode prejudicar a imagem do profissional. Segundo uma pesquisa elaborada pelo LinkedIn, adicionar imagens ao conteúdo aumenta o engajamento - por isso, buscar utilizar referências ilustradas ou vídeos relacionados ao tópico da postagem é importante, além de optar por uma abordagem leve, fácil de entender e adaptativa ao público que deseja alcançar.

Aumente o engajamento

Para aumentar o engajamento, ao encontrar postagens e discussões interessantes na rede, o profissional não deve se prender apenas às reações. Por vezes, compartilhar as ideias em comentários, além de trazer um novo rumo ao assunto em questão - pode chamar a atenção de outros profissionais para troca de experiências, além de gerar novas conexões. Escolher compartilhar assuntos positivos que trazem à tona discussões importantes e saudáveis ao mercado de trabalho, além de evitar entrar em discussões e assuntos polêmicos também é engenhoso.

Faça conexões com pessoas estratégicas

Para ganhar notoriedade e crescer na rede, e respectivamente na carreira, é essencial conectar-se com profissionais que compartilham interesses, atuação ou objetivos em comum. Ao participar de webinars ou outras conferências virtuais contribuindo com discussões dos tópicos, o usuário amplia a visibilidade e cria oportunidades de expansão do networking. Ao apresentar-se a novos contatos, uma iniciativa que tende a ser útil, é redigir uma ou mais mensagens personalizadas que busque agregar valor ao contato, deixando as portas abertas para futuras parcerias de aprendizado e negócio. Com práticas simples, porém estratégicas, é possível construir um perfil atrativo que beneficie a imagem profissional no LinkedIn.