17.01.2024 - EM
A marca pessoal é definida como um conjunto de habilidades, experiências e comportamentos, que, quando acrescentados à personalidade, formam uma identificação única. O desenvolvimento de uma marca pessoal consistente e bem aplicada pode ajudar o profissional a conseguir mais destaque e crescer em sua área de atuação.
Assim como em marcas corporativas, as pessoas também passarão a observar o perito tendo como base sua abordagem comportamental até as habilidades e práticas que busca implementar em seu ambiente de trabalho.
Definir com precisão uma estratégia para ganhar mais visibilidade é um fator decisivo para que as pessoas lembrem de sua marca profissional e requisitem suas habilidades. Existem algumas características que são essenciais para iniciar um projeto de valorização da marca pessoal. Neste artigo, iremos explorar algumas dicas e exemplos.
Conheça profundamente sua marca profissional
Uma dose de autoconhecimento é essencial para definir quais são os destaques dentre as habilidades usadas no dia a dia. Profissionalmente, há milhares de pessoas que cumprem funções semelhantes - o que muda é a maneira em que cada um apresenta e expõe suas experiências.
O ideal para iniciar a construção da sua marca é pensar em torno dos pontos fortes: habilidades, talentos e metas que já foram alcançadas. Ao definir e entender a jornada profissional, é possível ter uma base sólida para criação de conteúdos, discussões enriquecedoras e encontrar pessoas estratégicas pelo caminho.
A partir desta descoberta pessoal, será possível trazer mais autenticidade e personalidade à marca - mais um fator essencial para o sucesso e visibilidade. Jacob Shwirtz, mentor de marca pessoal e conteúdo, afirmou em uma entrevista para a Forbes: “Minha dica rápida sobre marca pessoal é lembrar que você é sua marca. Tenha sempre em mente o impacto que você deixa nos outros e lembre-se de que tudo o que temos é nossa própria reputação, e essa é a nossa marca”.
Invista em um portfólio ou página profissional on-line
A presença on-line tornou-se indispensável para a maioria dos profissionais da atualidade. O maior desafio neste âmbito é criar uma presença reconhecível, pessoal e direcionada a um público-alvo específico. Para criar um portfólio ou perfil profissional no LinkedIn, por exemplo, é necessário seguir uma linha de raciocínio estratégia - ainda assim, com um toque de personalidade, com destaque ao seu lado humano.
Atente-se à sua imagem de perfil - ela formará a primeira impressão de quem visita sua página. A foto mais adequada dependerá da área de atuação e do nível de formalidade de seu público. Invista em descrições detalhadas e bem escritas de suas funções profissionais, destacando menos a rotina e mais os resultados que foram alcançados por meio do seu trabalho.
Mantenha a consistência e o foco
Para obter êxito numa marca pessoal bem construída, é necessário um trabalho constante em conteúdos que irão atrair outros profissionais a olhar cuidadosamente para o seu desenvolvimento, e até mesmo aprender algo novo por meio de sua experiência. Por isso, é importante investir em tópicos estratégicos, destacando sua vivência, desafios enfrentados e superados, dicas e outros temas que incluam sua personalidade.
Nem sempre é necessário investir tempo na criação de conteúdos extensos e com informações excessivas - lembre-se que a internet é um ambiente em constante movimento, de forma rápida. O importante é criar temas relevantes ao seu público-alvo, de maneira orgânica e leve, independentemente do formato escolhido para disseminar sua mensagem.