Confraternização empresarial: o que não fazer

Compartilhe nas Redes Sociais
Confira algumas dicas para curtir o momento, sem se esquecer do decoro profissional

06.12.2023 - EM

Comunicação - Marketing Mackenzie


Com a chegada do fim do ano, iniciam as confraternizações. Dentre os objetivos das festividades estão a celebração do fim de um ciclo, das metas atingidas, bem como o compartilhamento de experiências com colegas de trabalho.

Importante no ambiente de trabalho, tais celebrações cumprem o papel de estreitar a conexão entre as equipes e a organização. Apesar do clima informal e descontraído que esses eventos tendem a ter, existem regras e comportamentos adequados para a ocasião. Neste artigo selecionamos algumas dicas de como se portar em uma confraternização empresarial.  

Compareça à festa

Comparecer a festa de fim de ano é fundamental para criar vínculos com gestores e colegas de trabalho. Embora nem sempre seja fácil, principalmente para aqueles que tem uma rotina atarefada, especialmente colaboradores com filhos, ir ao evento de confraternização mostra interesse e comprometimento com a empresa, além contribuir para uma impressão positiva. 

Vestuário

Ao se vestir para a festa de fim de ano, opte por um look que esteja de acordo com o local que acontecerá a confraternização. Mesmo se o evento acontecer em ambientes como chácaras e sítios, evite roupas extremamente informais. Antes de se preparar, atente-se ao endereço do evento e faça a escolha do vestuário de acordo com as informações descritas no convite. 

Moderação

A moderação é vital em todos os aspectos da vida, em encontros empresariais o cuidado deve ser redobrado. Caso não queira passar uma imagem negativa, evite se exceder, principalmente no consumo de bebidas e alimentos, no geral.   

Caso tenha música, também é interessante, quando se trata de festas empresariais, evitar dançar de forma chamativa. É sempre importante relembrar que, embora seja uma festa, o círculo de pessoas presentes são colegas de trabalho, e eles estão ali para comemorar o fim do ano corporativo. Portanto, sempre prefira danças moderadas e tranquilas. 

Situações constrangedoras

Caso presencie alguma situação constrangedora, em hipótese alguma registre por fotos, vídeos ou posts nas redes sociais. Ao publicar algo que denigre a imagem de outros colaboradores, além de constituir falta de ética e profissionalismo, deixando os colegas em uma situação vulnerável, você também prejudicará a reputação da empresa, fomentando até uma possível crise de imagem. Caso veja um colega passando por um momento vergonhoso, é interessante o auxiliar de forma discreta e sem causar alarde. No caso de dúvida de como proceder, procure seu superior direto.  

Assuntos sensíveis

Quando se trata do ambiente corporativo, é interessante evitar assuntos sensíveis em qualquer contexto. No entanto, especialmente em momentos de descontração e diversão da equipe, temas como política, futebol, relacionamentos afetivos e outros tópicos que geram discussão devem ser deixados de lado. 

No mesmo tom, é imprescindível não trazer aspectos do dia a dia do trabalho para discutir na festa. Embora seja um momento de aproximação entre os colaboradores e seus respectivos gestores, não é o momento para resolução de problemas ou tomada de decisão. Ao fazer uso dessas dicas a confraternização será um momento de descontração e interação mútua.