24.11.2023 - EM
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o número de doadores de sangue seja entre 3% e 5% da população. No entanto, no Brasil, os doadores não chegam a 2%. No dia 25 de novembro, é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue que tem por objetivo informar a população a respeito da importância e do papel significativo das doações na vida daqueles que necessitam.
Isabella Maba, biomédica supervisora da Agência Transfusional do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), em Curitiba, explica qual a importância do setor no funcionamento dos procedimentos médicos. “Aqui, temos a Agência Transfusional, que capta o sangue doado de setores terceiros e faz a compatibilização do material com os pacientes. “São mais de 600 leitos, e temos uma demanda bem grande”, salienta.
“A doação de sangue transcende as barreiras individuais, e nos conecta a uma causa maior: salvar vidas”. "Cada doação representa um gesto poderoso que pode ter um impacto duradouro na vida do paciente”, enfatiza Isabella.
Como funciona
O processo de captação das bolsas de sangue não é tão simples quanto parece. Após a retirada do material do doador, o material coletado passa por processos rigorosos até chegar ao paciente. “Tudo é feito de maneira segura e eficiente. Antes de ser transferido para o paciente, o sangue é testado e processado, evitando diversas doenças e infecções que podem ser transferidas durante a transfusão”, explica a biomédica.
Durante o tratamento, são feitos testes de compatibilidade com o sangue do doador, já que não é qualquer tipo de sangue que se encaixa com o material genético do receptor. “É realmente um trabalho bastante complexo”, afirma Isabella.
Cada Gota Conta
O Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), por meio da SUPES e da GERSF, tem um programa institucional de doação de sangue, vinculado ao Mackenzie Voluntário. Anualmente, são organizadas campanhas especiais para doação de sangue, com o projeto Cada Gota Conta. Presente em todas as unidades da instituição, a campanha tem o intuito de incentivar os colaboradores a se tornarem doadores recorrentes e, consequentemente, auxiliar nos bancos de sangue ao redor do País.
Para se inscrever, basta acessar este site e preencher as informações necessárias. No caso de dúvidas, envie um e-mail para a líder do projeto, Eliane Batista, pelo endereço eletrônico eliane.batista@mackenzie.br.