No dia 28 de setembro, sábado, o Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) Tamboré abriu suas portas para toda comunidade local e famílias mackenzistas para a EXPO MACK, uma exposição de projetos artísticos relacionados ao tema da UNESCO, feitos por alunos de todas os níveis escolares.
Neste ano, o tema da Unesco são os de camelídeos, animais como o camelo, lhama, apalca e dromedário. Além de trabalhar sobre a relevância destes animais para a humanidade ao longo da história, o CPM buscou desenvolver os trabalhos relacionados ao ambiente em que os camelídeos vivem e a importância cultural para determinadas populações. Tudo isso ficou evidente nos trabalhos artísticos desenvolvidos pelos alunos. A temática do Ano Internacional dos Camelídeos torna-se, portanto, relevante, pois permite que os estudantes se apropriem de conhecimentos e estudos a respeito das espécies, bem como a importância econômica e cultural em povoações vulneráveis nos países ibero-americanos, asiáticos e africanos.
A escolha do tema tem por objetivo promover a conscientização pública sobre a importância econômica e cultural dos camelídeos, destacando o quanto são fundamentais para a subsistência de milhões de pessoas, em ambientes hostis, em diversos países. Os camelídeos contribuem para o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, ajudando no combate à desertificação, a degradação dos solos e colaboram como fonte de fertilizantes para a produção agrícola.