Em sua 47ª apresentação, Mauricio Melo de Meneses, membro do Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie e autor do livro Rondon, O Marechal da Paz – A vida de um herói nacional contada por meio da Filatelia, palestrou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) sobre o Marechal da Paz, sua importância e valores que sempre o acompanharam durante toda a vida.
O evento aconteceu no dia 14 de novembro, às 19h, e contou com a presença de alunos, professores, funcionários e autoridades da Instituição.
Para o conselheiro Maurício Meneses, essas apresentações tornaram-se uma missão prazerosa, aceita pelo país. “O Brasil precisa conhecer esse herói nacional, que estava esquecido. Virou comoção, com detalhes dos valores que nortearam sua trajetória, além dos feitos que mudaram a comunicação de toda uma nação”, explica.
Ao contar a história do militar e sua atuação em território nacional, Meneses resgatou a importância do herói brasileiro, destacando a atuação pacificadora de Rondon nas expedições pelo Brasil, a indicação ao Prêmio Nobel da Paz pelo físico Albert Einstein, e a admiração de figuras ilustres, como Darcy Ribeiro, Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira.
Em 2025 estão agendadas 12 palestras sobre Rondon em todas as instituições da Aeronáutica no Brasil. Para Maurício, é fácil explicar esse interesse. “A história do Rondon é leve, aceita por todos, quando ele foi eleito o Patrono das Comunicações e recebeu o título de Marechal da Paz foi de uma forma unânime. Outro grande feito que esse herói nacional fez”, finaliza.