A Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio realizou, no dia 18 de março, a Aula Magna do MBA em Inovação em Gestão de Saúde para os alunos e oficiais de saúde do Exército Brasileiro. O tema abordado foi os Desafios Contemporâneos da Gestão em Saúde no Setor Público, ministrado pelo gestor público federal na área de Ciência, Tecnologia & Inovação em Saúde do Instituto Nacional do Câncer, Wladimir Maia, e com a presença do Comandante da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, General de Brigada Mario Eduardo Moura Sassone; o diretor geral da Faculdade, Wladymir Soares; o coordenador geral de Pós-Graduação, Anderson Dias Cezar; o coordenador do MBA, Wladmir Ventura de Souza, entre outros.
"O Mackenzie se predispôs a fornecer um curso customizado para atender às necessidades dos nossos oficiais. Então aqui, durante esse ano, a Faculdade vai ter a oportunidade de tratar com as futuras lideranças do setor de saúde do Exército. Temos aqui seis alunos que estão no Curso de Comando e Estado-Maior para Oficiais Médicos. São os futuros diretores dos hospitais. Nossos futuros oficiais generais da área de saúde do nosso Exército. O MBA vai ser importante, pois o novo conhecimento vai possibilitar melhoria em vários processos no setor da saúde", afirmou o General de Brigada Mario Eduardo Moura Sassone.
A nova turma é composta por 15 alunos, sendo 11 mulheres e quatro homens, todos da área de gestão e de saúde do Exército. O MBA tem uma abordagem multidisciplinar e adaptativa, capacitando os profissionais para atuarem em um setor cada vez mais desafiador, competitivo e com custos crescentes. Em 2024, a Faculdade fechou essa parceria com o Exército Brasileiro e esta é a primeira turma fechada só para os oficiais da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).
"A presença desses profissionais no curso de MBA em Inovação em Gestão de Saúde reforça o compromisso do Exército Brasileiro com a modernização de suas práticas e a busca constante por conhecimento de ponta. O Mackenzie, por sua vez, orgulha-se de contribuir com sua expertise em educação, oferecendo um ensino que alia tradição e inovação, preparando líderes para os desafios do futuro", disse o coordenador geral de Pós-Graduação, professor Anderson Dias Cezar. Ele destaca que a turma representa um marco importante, pois é a primeira composta exclusivamente por oficiais, o que demonstra a relevância da iniciativa para o desenvolvimento de lideranças futuras.
Como a gestão da saúde é um desafio complexo, que envolve desde a organização de processos internos até a implementação de políticas públicas eficazes, o MBA vai abordar temas essenciais como gestão dos processos, riscos e compliance na atenção à saúde, sem descuidar de temas como qualidade, judicialização e legislação; uso da tecnologia e dos dados como ferramentas estratégicas; aprimoramento da gestão do conhecimento e da aprendizagem em serviços de saúde; inovação como alavanca para a melhoria dos negócios e do atendimento; e foco no humano, garantindo que as inovações sejam aplicadas com empatia e impacto real na vida das pessoas.
"O MBA em Inovação na Gestão de Saúde do Mackenzie Rio foi cuidadosamente estruturado para oferecer uma experiência única de aprendizado, combinando teoria e prática, experimentação e metodologias ativas. Nossa proposta não é apenas transmitir conhecimento, mas desenvolver a capacidade analítica, fomentar a criatividade e estimular discussões de alto nível que gerem insights poderosos para soluções inovadoras. Esperamos com nosso MBA que os oficiais do Exército se tornem protagonistas na transformação da gestão da saúde", enfatizou o coordenador do MBA, Wladmir Ventura de Souza.
O curso é presencial e vai até o mês de novembro deste ano.