O Colégio Presbiteriano Mackenzie Agnes realizou neste sábado, 30 de novembro, a 30ª edição do ExpoAgnes, evento que reúne projetos, trabalhos e atividades realizadas pelos alunos durante o ano letivo de 2024 e que tem como tema "Uma história de 120 anos". A exposição de conhecimento é aberta ao público e tem como objetivo envolver a comunidade escolar, destacar o talento dos alunos, promover o aprendizado interdisciplinar e valorizar a criatividade e o trabalho em equipe.
“A ExpoAgnes é o maior evento do Colégio no ano e é extremamente aguardada pela comunidade escolar, pais, alunos, professores e funcionários. Todos se envolvem tanto, que chama a atenção desde o funcionário da manutenção até os pais e alunos que se esmeram muito no evento. Montamos estandes para cada turma, trazemos avaliadores externos e premiamos os primeiros colocados. O clima é de comemoração porque estamos encerrando o ano letivo e existe esse espírito de conclusão com os belíssimos trabalhos que são verdadeiras obras de arte, todos produzidos pelos nossos alunos", comenta o diretor geral do Colégio, Eduardo Azevedo.
Os alunos abordaram mais de 80 subtemas, como: transporte (bondes e ônibus elétricos e metrô); a origem e evolução dos pratos típicos; fundação de Recife; casa de banhos; circos itinerantes; a fundação do colégio; história do rádio; teatro; museus; além de assuntos relacionado a eventos nacionais e internacionais desde a primeira guerra mundial; o voo do 14 bis; Copa do Mundo no Brasil; pandemia da covid-19; e avanços em inteligência artificial.
Tudo dentro deste período centenário, os temas estão relacionados a Recife e Pernambuco, valorizando a cultura do estado nordestino no período da fundação do Colégio Presbiteriano Agnes Erskine, em 1904, até a incorporação pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), tornando-se Colégio Presbiteriano Mackenzie Agnes. A escolha do tema não só celebra esse marco, mas incentiva a todos os participantes a fazerem uma retrospectiva no tempo mostrando a importância do passado atualmente, a apreciarem o presente e o incentivo a terem inspirações para o futuro.
O diretor do Colégio, Eduardo Azevedo, disse que "como valorizamos muito a nossa terra, tendo sido Pernambuco o único estado brasileiro que foi um país independente é uma grande alegria ter esse tema dentro da nossa instituição, por isso achamos importante relacionar a memória do nosso colégio, uma instituição de 120 anos, com a cronologia de Recife".
A ExpoAgnes além de interligar diversas disciplinas, permite que os alunos vejam na prática como o mundo é interconectado e como a ciência, a tecnologia, cultura, a natureza local, a arquitetura entre outros podem se tornar um legado para a história.