A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e o MackGraphe obtiveram aprovação do projeto Recuperação e Atualização do Ambiente de PD&I do Mackenzie (RecuperaMack), submetido à Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).
Com um financiamento de R$12.651.327,34, esse projeto permitirá a recuperação e modernização de equipamentos essenciais para diversas áreas de pesquisa científica e tecnológica tanto da Universidade como do MackGraphe. A iniciativa visa potencializar o desenvolvimento de pesquisas em engenharia e ciência dos materiais, neurociências e ciências do desenvolvimento humano, beneficiando tanto a comunidade acadêmica quanto instituições externas e o setor produtivo, dentro da política de equipamentos multiusuários do Mackenzie.
O RecuperaMack é coordenado pelos professores Christiano de Matos (MackGraphe) e Everton Bonturim (UPM), e conta com uma equipe científica composta por Paulo Sergio Boggio, Marcos Massi, Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira, Thiago da Cruz Canevari, Juliano Martins Barbosa, Ana Alexandra Caldas Osório, Cristiano Akamine, Antonio Augusto Couto, Cecília de Carvalho Castro e Silva e Marcos Eberlin.
A iniciativa envolve a recuperação e o aprimoramento de mais de 30 equipamentos de ponta, distribuídos nos seguintes laboratórios da UPM: Laboratório de Caracterização de Materiais (LCM), Laboratório Multiusuário de Pesquisas em Química (LPsQ), Laboratório de TV Digital (LTVD), Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social (SCNLab) e Centro Mackenzie de Pesquisa sobre Infância e Adolescência (MackInfA). No Mackgraphe, o Laboratório de Micro e Nano Fabricação (Lab-MackNano) e Laboratório de Síntese, Caracterização, Processamento de Materiais e Nanotecnologias (Lab-MackMateriais) também receberão upgrades em seus equipamentos.
A modernização dos laboratórios permitirá avanços em temas estratégicos para o Brasil como as Tecnologias Quânticas, TV 3.0, Ciências da Saúde e Biotecnologia, Inteligência Artificial, Computação em Nuvem e IoT, Energias Renováveis e Sustentabilidade, Tecnologias Ambientais, Biotecnologia e Bioeconomia, Materiais Avançados e Nanotecnologia e Educação e Formação de Recursos Humanos em C&T.
A renovação desta infraestrutura ampliará a interação com grupos de pesquisa nacionais e internacionais, fomentando projetos de P&D colaborativos com empresas, fortalecendo a prestação de serviços especializados e promovendo a consolidação do Mackenzie em inovação científica e tecnológica.