Com a correria do dia a dia e muitos afazeres, preparar refeições saudáveis e organizar as marmitas para levar no trabalho é uma tarefa difícil para a maioria dos brasileiros. A rotina agitada e falta de tempo são os principais fatores que fazem com que as pessoas optem por comer em lanchonetes e restaurantes, em alguns casos, gastando mais.
Segundo dados da pesquisa Preço Médio da Refeição Fora do Lar, realizada pela Mosaiclab e encomendada pela Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador - ABBT, em 2023, a população brasileira gastava em média R$46,60 para almoçar fora de casa. Em 2024, o valor gasto para realizar refeições fora do lar é em média R$49,33, representando um aumento de 5,86%.
Com planejamento e organização, é possível montar marmitas deliciosas e nutritivas e gastar menos. Confira algumas dicas para ajudar na organização das refeições.
Faça um planejamento semanal
Reservar um tempo no fim de semana para planejar as refeições da semana seguinte é o primeiro passo para conseguir se organizar. Uma sugestão, é prepará-las aos domingos, uma vez que, a agenda costuma ser mais tranquila. Além disso, ao fazer isso, as refeições ficarão mais frescas - não correndo o risco de estragar.
Antes de preparar as refeições semanais, decida antecipadamente quais receitas deseja preparar, e faça uma lista de compras com os ingredientes que serão utilizados. A ação vai ajudar a economizar tempo, dinheiro e garantir que tenha em mãos todos os itens necessários.
Escolha receitas simples e versáteis
Optar por receitas simples e que possam ser preparadas em grandes quantidades, como assados e refogados, é uma escolha inteligente. Esses pratos geralmente são fáceis de fazer, rendem várias porções e podem ser armazenados facilmente na geladeira ou congelador. Além de serem saudáveis, com a ajuda do forno ou da airfryer, é possível fazer opções deliciosas e que não precisam de tanto esforço.
Monte um cardápio variado
Variar as refeições ao longo da semana é fundamental para garantir uma alimentação equilibrada. Experimentar diferentes combinações de proteínas, carboidratos e vegetais além de fornecer os nutrientes necessários para o organismo torna a experiência mais agradável. Uma dica é preparar uma grande quantidade de proteína, como frango, carne e carboidratos, como arroz, quinoa ou batatas, e dividi-los em porções individuais, além de harmonizá-los com legumes e saladas.
Utilize alimentos da época
Na maioria das vezes, as verduras e legumes da estação costumam ser mais baratos e mais fáceis de serem encontrados. Aproveitar esses alimentos para explorar novos sabores e preparar receitas diferentes variará o cardápio, auxiliará na saúde e contribuirá com o orçamento financeiro. Com dicas simples, é possível fazer refeições nutritivas e econômicas.