Dia da Educação: o papel transformador do Mackenzie

26.04.202314h49 Comunicação - Marketing Mackenzie

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Dia da Educação: o papel transformador do Mackenzie

O Dia da Educação, celebrado em 28 de abril, foi estabelecido com objetivos similares aos de George e Mary Ann Chamberlain, fundadores do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM): ressaltar a importância do aprendizado e incentivar o acesso universal à educação.

A data foi instituída há 23 anos, durante o Fórum Mundial da Educação, sediado em Dacar, capital do Senegal, quando líderes de 164 países, incluindo o Brasil, firmaram o acordo de trazer uma educação de qualidade a crianças e jovens até 2030.

Desde então, a celebração tem como objetivo de destacar a importância da promoção da educação como um direito humano, independentemente de fatores como situação socioeconômica ou outros. 

Relembrando a história

Quando George e Mary Ann vieram à São Paulo em 1870, iniciaram o projeto da Escola Americana determinados a ensinar jovens brasileiros sem fazer distinção de etnia, gênero ou credo. A Escola abrigava filhos de escravos e filhos de famílias tradicionais, ganhando uma popularidade que não se restringiu ao Brasil.

Ao saber do projeto, o advogado americano John Theron Mackenzie deixou em seu testamento uma doação à Igreja Presbiteriana para que se construísse no Brasil uma escola de Engenharia. Assim, em 1896, nasceu a Escola de Engenharia Mackenzie, com diplomas expedidos pela Universidade de Nova Iorque.

Com o passar dos anos, novos cursos foram inaugurados e o Mackenzie continuou pioneiro em diversas áreas. Em 1896, foi um professor mackenzista que introduziu o basquete ao Brasil, e em 1902, o Mackenzie foi responsável por introduzir a prática de futebol em estabelecimentos de ensino. Em 1965, a reitora Esther de Figueiredo Ferraz se tornou a primeira mulher a assumir esse cargo em universidades brasileiras.

O Mackenzie nos últimos anos

Hoje em dia, a instituição conta com mais de 50 mil alunos da Educação Básica ao Ensino Superior, visando a formação global de nossos alunos e oferecendo a oportunidade de permanecer na instituição até a Pós-Graduação.

Com mais de 300 projetos de responsabilidade social e ambiental distribuídos por 19 estados do país, continua seguindo a missão de George e Mary Ann de cuidar do ser humano de forma integral. Desde 2009, também oferece educação gratuita para jovens e adultos através da Escola Presbiteriana AEJA Mackenzie.

Em 2004, um dos marcos da instituição, foi a implementação do Sistema Mackenzie de Ensino (SME), unidade de negócios do IPM responsável pela organização e registro da Proposta Educacional do Instituto para o segmento da Educação Básica. O SME produz materiais didáticos e outras soluções didático-pedagógicas para atender escolas parceiras.

Entre 2007 e 2008, após revisões do SME e implementações de novos materiais, o número de alunos cresceu em 170%. Em 2015, o Mackenzie Educacional (ME) foi criado com o propósito de ofertar os materiais do Sistema Mackenzie de Ensino para escolas não confessionais.

Atualmente, o Mackenzie está em diversos locais do país, oferecendo educação e saúde para as pessoas. Prova disso são seus Colégios, Faculdades, Universidade e Hospitais, em unidades em São Paulo (SP), Alphaville (SP), Tamboré (SP), Brasília (DF), Campinas (SP), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ), Castro (PR), Curitiba (PR) e Dourados (MS).

Além da Educação, área na qual tem sólida tradição e pioneirismo, o Mackenzie ainda se dedica à Saúde, tendo reforçado esse viés a partir de 2019 com a aquisição do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) e da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR). O Instituto Presbiteriano Mackenzie é ainda um Associado Efetivo da Associação Beneficente Douradense (ABD), entidade mantenedora do Hospital Evangélico Dr. e Sra. Goldsby King, tradicional instituição do Mato Grosso do Sul.

Com o propósito de cuidar das pessoas, o Mackenzie continua seguindo sua missão de educar e cuidar do ser humano, criado à imagem de Deus, para o exercício pleno da cidadania, em ambiente de fé cristã reformada.