Dia da Universidade: Mackenzie, há 154 anos transformando vidas

Conheça a história inspiradora de Waleska Ferreira, antiga aluna e atualmente docente da instituição

17.01.202509h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Dia da Universidade: Mackenzie, há 154 anos transformando vidas

No dia 18 de janeiro, é celebrado no Brasil o Dia da Universidade. Além de ser uma oportunidade para celebrar as conquistas acadêmicas, a data destaca o vínculo entre a instituição e seus alunos, docentes e colaboradores. Com 154 anos de atuação da área de formação e especialização acadêmica no Brasil, diversas pessoas foram impactadas pela história de sucesso do Mackenzie. Ao longo dos anos, a instituição consolidou-se como uma das melhores universidades do País.

O Mackenzie iniciou seu legado em 1870 numa iniciativa de Mary Ann Annesley Chamberlain de alfabetizar, em sua própria casa, crianças que, devido à nacionalidade e condições sociais, não tinham acesso ao ensino formal. A iniciativa logrou sucesso e a Escola Americana se desenvolveu e cresceu na cidade de São Paulo, tornando-se referência de uma educação de qualidade e de prática pedagógica.

Atualmente, com mais de 40 mil alunos, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) continua a expandir sua atuação em áreas como inovação, qualidade de ensino, pesquisa científica e internacionalização, mantendo viva sua missão de formar profissionais capacitados e comprometidos com a sociedade.

Para celebrar a data, o Mackenzie reconhece e homenageia todos aqueles que fazem parte dessa história. Entre essas trajetórias marcantes, destaca-se a de Waleska Ferreira, que iniciou sua jornada na instituição como estudante e, anos depois, tornou-se professora, ajudando a moldar novas gerações de profissionais.

Uma jornada de dedicação e realização

A história de Waleska Ferreira com o Mackenzie começou aos 17 anos, quando ingressou no curso de Ciências Econômicas. “Primeiramente fiquei impressionada com o espaço físico e estrutura da instituição. Depois, fiquei impressionada com a atenção dos colaboradores e professores”, relembra. Essa primeira impressão marcaria para sempre sua relação com o Mackenzie.

Com 50% de bolsa filantrópica, Waleska se dedicou com afinco aos estudos, sempre buscando manter boas notas. Durante a graduação, seus objetivos foram se transformando: inicialmente, queria apenas ajudar financeiramente sua família, mas, ao longo dos semestres, descobriu uma paixão pela docência. "No terceiro semestre, meu sonho de criança de ser professora, que havia se perdido na adolescência, voltou com força total."

Aos 22 anos, ingressou no Mestrado e, para sua surpresa, conseguiu iniciar sua carreira acadêmica muito cedo. Desde então, soma 22 anos de docência no Mackenzie, construindo uma trajetória marcada por desafios, aprendizados e conquistas.

O impacto dos professores

Ao longo de sua formação, Waleska encontrou inspiração em diversos professores, que tiveram um papel fundamental na sua escolha pela carreira acadêmica, servindo como exemplos de profissionalismo, conhecimento e dedicação ao ensino. “Com tantos profissionais inspiradores, tive ainda mais motivação para seguir a carreira acadêmica”, relata a docente.

A professora considera o ensino sua vocação e não imagina sua vida sem essa profissão. Seu comprometimento foi reconhecido diversas vezes, com homenagens em Colações de Grau e, em 2018, com o prêmio de destaque na categoria de ensino do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), da UPM. “É algo que me deixa extremamente feliz, pois o reconhecimento dos alunos é o maior e melhor de todos.”

Para Waleska, o Mackenzie foi e continua sendo essencial para seu crescimento profissional e pessoal. A instituição forneceu a base acadêmica desde o princípio, que sustentou sua carreira e continua oferecendo suporte profissional por meio de cursos, palestras e workshops. Agora, ela se prepara para mais um desafio: ingressar no Doutorado, novamente na instituição, reafirmando seu compromisso com o aprendizado e a formação de novas gerações.

O significado do Dia da Universidade

Com 30 anos de história ligados ao Mackenzie, Waleska sente que celebrar o Dia da Universidade é, para ela, como comemorar sua própria trajetória de vida. Ela destaca que a instituição sempre se preocupou em acolher alunos, professores e colaboradores, criando um ambiente de pertencimento e comunidade.

Seu conselho para os alunos e colegas de trabalho é claro: "Vivam intensamente cada momento nesta instituição, aproveitem todas as oportunidades que ela oferece e sejam acolhedores com aqueles que percorrem os corredores. Ser mackenzista é um orgulho!"