Instituto

Encontro Para Sempre Mackenzista 2024 reúne egressos de diferentes gerações

2ª edição do evento aconteceu no último fim de semana, no campus Higienópolis

22.10.202414h05 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Encontro Para Sempre Mackenzista 2024 reúne egressos de diferentes gerações

A manhã de sábado, 19 de outubro, foi como voltar no tempo. Antigos alunos de diferentes épocas, cursos e unidades retornaram ao campus Higienópolis para a segunda edição do Encontro Para Sempre Mackenzista, evento organizado pelo Programa Para Sempre Mackenzista, do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), e pelo Programa da Acompanhamento de Egressos Alumni, vinculado à Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). 

Os mackenzistas foram recebidos com um belíssimo café da manhã, marcado por reencontros e conversas saudosas. Logo após, foram direcionados ao auditório Ruy Barbosa para a recepção institucional e a apresentação do musical Essas Mulheres, inspirado nas personagens femininas criadas pelo cantor e compositor, Chico Buarque, e organizado pela Coordenação de Arte e Cultura (CAC). 

Depois do momento cultural, os mackenzistas se dirigiram para suas respectivas unidades acadêmicas e participaram de atividades preparadas especialmente para eles. Diversas outras ativações aconteceram simultaneamente no campus, como música ao vivo no hall do MackGraphe e visita ao Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM) e à Biblioteca Central. 

Mackenzista de carteirinha, José Cabral Pereira Fagundes Júnior, estava feliz em retornar ao campus, mesmo com o tempo chuvoso. Ele estudou no Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) São Paulo, se formou no curso de Direito na turma de 1987 e, agora, o legado foi passado para filhos e sobrinhos, iniciando uma nova geração de mackenzistas na família. “Não me recordo com exatidão o número do meu RG, mas lembro o número de matrícula do Mackenzie”, afirmou. 

Para ele, o encontro é “valiosíssimo, pois rever as memórias afetivas do lugar onde se deu os primeiros passos relacionados à vida profissional é muito bacana”. José acrescentou que “se não fosse o Mackenzie, não acordaria cedo em um sábado” para sair de casa. 

As amigas Cristine Oliveira e Jolaine Vieira, que cursaram a pós-graduação de Língua Portuguesa e Literatura entre 2014 e 2015, compartilharam que o encontro é uma ótima oportunidade de rever o campus e antigos colegas. “Eu adoro aqui! E pretendo estudar mais no Mackenzie”, projetou Jolaine.

Segundo o gerente do Programa Para Sempre Mackenzista, Ciro Aimbiré, o evento foi pensado para “manter viva a chama do espírito mackenzista”, promovendo o reencontro de pessoas que passaram pelo Mackenzie há pelo menos uma década. “Tivemos mais de 1.600 inscritos, é uma grande emoção saber que o espírito mackenzista se mantém vivo nas pessoas”, destacou. 

Aimbiré também falou sobre os eventos do Programa Para Sempre Mackenzista realizados em outras unidades, como na Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio (FPMR), e os próximos que já estão programados, como em Curitiba. 

A coordenadora do Programa de Acompanhamento de Egressos, Camila Padin, definiu o evento como “uma grande festa para mostrar a alegria do Mackenzie em recebê-los” e que é uma emoção ver pessoas nutrindo o amor pela instituição. 

Padin contou que houve a necessidade de expandir o Programa Para Sempre Mackenzista para todas as mantidas, visto que todos são mackenzistas, e a revitalização começou há quatro anos, com a criação da coordenação específica na Universidade. “Nosso objetivo é trazer os antigos alunos de volta para participarem da vida do Mackenzie, tudo por uma questão de identidade, pelo amor ao Mackenzie”, disse. 

Confira o que falaram as autoridades mackenzistas durante o evento: 

“Começamos a sonhar e colocar em prática o plano de fazer com que o Programa Para Sempre Mackenzista crescesse, aparecesse, resgatasse todo o aspecto afetivo que existe na nossa comunidade. É uma satisfação imensa recebê-los aqui”. 

Reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Marco Tullio de Castro Vasconcelos 

“Completamos 154 anos e vocês comunicam alegria e, por isso, isto é Mackenzie. Que vocês continuem mackenzistas alegres por aquilo que a instituição fez, mas também pelo testemunho que vocês dão nesta sociedade”. 

Presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie, Milton Flávio Moura 

“Você é Mackenzie, todos nós nos identificamos com esta casa. Entendo que se você está aqui, há uma identificação com a instituição e com a nossa missão de educar e cuidar do ser humano para o exercício pleno da cidadania”. 

Pró-reitor de Extensão e Cultura, Cleverson Pereira de Almeida 

“Nós nos alegramos em receber a família mackenzista. Mesmo quando os filhos saem de casa, eles continuam fazendo parte da família. Vocês passaram por aqui, receberam uma formação, contribuíram o crescimento e desenvolvimento do Mackenzie e, hoje, são chamados para retornar à casa”. 

Capelão reverendo Gildásio Reis, representando o chanceler do Mackenzie, Robinson Grangeiro Monteiro