A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da Faculdade de Computação e Informática (FCI), participou, nos dias 05 e 06 de outubro, do Exercício Guardião Cibernético 5.0, evento realizado em Brasília e organizado pelo Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber) - subordinado ao Exército Brasileiro e composto por militares da Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira.
Considerado o maior evento de simulação de defesa cibernética do Hemisfério Sul, a FCI esteve presente no ESC 5.0 no Setor Academia, representada pelo professor Dirceu Matheus Junior, que contribuiu in loco com exercícios de simulações e defesas cibernética em diferentes setores presentes. Foi também uma oportunidade de integração entre os participantes da academia.
Mais de 100 organizações e aproximadamente 500 pessoas estiveram no evento, que tinha como foco o exercício de medidas preventivas e reativas frente ao cenário de incidentes cibernéticos e com potencial de provocar efeitos adversos sobre estruturas estratégicas.
O Exercício Guardião Cibernético 5.0 proporcionou um ambiente colaborativo para a aproximação entre importantes atores envolvidos no Setor Cibernético; a validação do Plano Nacional de Tratamento de Incidentes de Redes; e a utilização de ferramenta para compartilhamento de informações sobre ameaças digitais, contribuindo para o aumento da resiliência cibernética.
A FCI oferece o MBA em Cybersecurity Professional na modalidade on-line ao vivo. Para mais detalhes, acesse aqui.
*Com informações da Agência Marinha de Notícias