Na última quarta-feira, 30 de outubro, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), sediou mais uma edição da Semana da Pedagogia - Práticas Pedagógicas: Possíveis Caminhos para a Inclusão. O evento teve como objetivo discutir de que forma a pedagogia pode lidar com a inclusão de alunos.
A coordenadora do curso, Sheila de Souza, contou que a temática do evento foi sugerida pelos próprios alunos, que observavam a pauta como um assunto importante de ser abordado.
"É uma temática fundamental que aborda diversidade e inclusão. Acredito que todos os participantes do evento terão uma visão abrangente sobre o que realmente significa inclusão, explorando diferentes perspectivas”, disse. Segundo ela, o debate incluiu insights da neurociência, aspectos sociais e o foco em transformação, conhecimento e reflexões críticas.
No início ao evento, o chanceler do Mackenzie, Robinson Grangeiro Monteiro, promoveu uma reflexão sobre ser professor. Grangeiro disse que a relação entre o atendente e o jovem é fundamental, não apenas como uma condição para a assimilação do conteúdo, mas principalmente como um vínculo estruturante. “Essa conexão estabelece uma confiança mútua, favorecendo assim um ambiente propício para a aprendizagem”, afirmou.
O pró-reitor de Extensão e Cultura, Cleverson Pereira, relembrou aos alunos do curso quão importantes e essenciais eles são, incentivando uma postura ousada e perspicaz. Já o diretor do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT), Lamartine Gaspar, compartilhou seu amor pela escolha de sua profissão e reiterou a fala do pró-reitor, relembrando a importância dessa profissão e decisão dos estudantes pelo curso.