Hospital Mackenzie discute atualizações em tratamentos oncológicos

Profissionais da instituição estiveram presentes em congresso realizado em Chicago

25.06.202414h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Hospital Mackenzie discute atualizações em tratamentos oncológicos

A equipe de Oncologia do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) promoveu, no último sábado, 22 de junho, um encontro para apresentar e debater os mais recentes avanços no tratamento do câncer. Foram analisadas as atualizações apresentadas em pesquisas e estudos do Congresso Asco 2024, que aconteceu em Chicago, nos Estados Unidos, entre os dias 31 de maio e 4 de junho.

Nove oncologistas do HUEM estiveram presentes na reunião anual da ASCO (Sociedade Americana de Oncologia Clínica) e puderam ver de perto um dos maiores encontros de profissionais de oncologia do mundo, onde foram discutidas as principais evoluções na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer.

Sempre após os congressos anuais – norte-americano no meio do ano e europeu no segundo semestre – o Hospital Mackenzie realiza um evento para discutir as atualizações apresentadas, com objetivo de interpretar as mais recentes pesquisas clínicas, e levar aos pacientes o que existe de mais avançado na oncologia.

Organizado pela médica Fernanda Ronchi, chefe do serviço de Oncologia Clínica do Hospital Mackenzie e responsável técnica pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa do Mackenzie, o Pós-Asco 2024 reuniu a equipe de Oncologia do HUEM e profissionais de outras instituições, para apresentações e mesas de discussão.

Especialidades

Os nove oncologistas do HUEM que estiveram presentes no congresso em Chicago palestraram no último sábado, representando as cinco subáreas de especialidades da equipe de oncologia. Outros cinco profissionais de outras instituições foram convidados para atuarem como moderadores nas mesas de discussão.

O câncer de mama e tumores femininos foi tema das apresentações dos oncologistas dr. Raphael Garcia Alves e dra. Emanuela Poyer. Em seguida, foi a vez do trato gastrointestinal, abordado pela dra. Rayssa Sena e dr. Otavio Augusto Moreira.

No período da tarde, a discussão iniciou com o câncer de pulmão, cabeça e pescoço, apresentados pela dra. Fernanda Ronchi e dr. Rodrigo Azevedo Loureiro. Na sequência, a dra. Ana Cláudia Buiar e o dr. Carlos Eduardo Stecca palestraram a respeito dos tumores urológicos. E por fim, as atualizações sobre melanoma foram trazidas pelo dr. Lucas Uratani.

Participaram como moderadores a dra. Camila Vitola Pasetto, médica mastologista do Centro de Oncologia do Paraná e Hospital Santa Cruz; dr. Guilherme Stelko, oncologista clínico na Rede D'Or Hospital Santa Cruz; dra. Elise Sanfelice, oncologista clínica no Hospital de Clínicas da UFPR; dr. Maikol Kurahashi, oncologista clínico do Centro Integrado de Oncologia de Curitiba (Cionc); e dr. Rafael Vanin de Moraes, membro titular do corpo clínico do Centro de Oncologia do Paraná.

Compromisso

Desde que o Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) assumiu a gestão do Hospital, uma série de melhorias foram implementadas, entre elas o Centro de Oncologia Mackenzie (COM), inaugurado em 2020, nas proximidades da sede do HUEM.

Com uma estrutura de alta qualidade, o COM oferece 12 consultórios e leitos, além de 22 poltronas para infusão de quimioterapia. Em salas humanizadas, com amplas janelas com vista para um jardim de inverno, o espaço assegura maior conforto e bem-estar aos pacientes que enfrentam essa difícil doença.

São ofertadas para pacientes SUS todas as especialidades oncológicas, subespecialidades cirúrgicas, oncogenética e equipe multidisciplinar com fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, odontologia e serviço social.

A realização de eventos de discussão após os mais importantes congressos internacionais ressalta o compromisso da instituição em buscar os principais avanços no tratamento do câncer. Mais uma demonstração da missão primordial do Mackenzie: educar e cuidar.