A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) sediou nesta quarta-feira, 26 de outubro, a Feira LL.M EducationUSA voltada para estudantes do curso de Direito. O evento recebeu mais de 35 instituições de ensino norte-americanas, que promoveram os cursos de pós-graduação para os estudantes da Faculdade de Direito (FDir), que puderam conhecer parcerias, convênios, programas de intercâmbio e muito mais.
O presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Milton Flávio Moura, celebrou a realização da feira e convidou as instituições norte-americanas a pensarem em parcerias com a UPM. "A nossa Universidade está completamente aberta para todos vocês. Tomem conta dos nossos alunos e nós cuidaremos dos estudantes que vierem até aqui”, disse.
Representando o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Felipe Chiarello, ressaltou a importância da internacionalização para a Universidade. “Nossos estudantes anseiam por conhecer outros países, outras universidades, principalmente nos EUA, e nós temos muito desejo de compartilhar conhecimento. Por isso as parcerias são tão importantes”, declarou.
Já o diretor da FDir, Gianpaolo Poggio Smanio, reforçou o desejo da unidade acadêmica por mais parcerias e convênios que permitam a internacionalização dos alunos. “A FDir está preparada para ter um programa de estudo global para levar nossos alunos a diversos programas de mobilidade. Para isso, estamos negociando parcerias com todas as universidades aqui presentes”, disse.
O coordenador da Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI), Pedro Buck, agradeceu a presença das instituições norte-americanas e reafirmou a importância do intercâmbio para os alunos do Mackenzie. “Meu coração está cheio de alegria por estarmos aqui, com 35 instituições norte-americanas, estudantes, advogados e professores, podendo falar cara a cara e estabelecer conexões que irão mudar a vida de todos”, pontuou.
Os cursos de LL.M se tratam de uma especialização de alto desempenho, que preparam o jurista para atuar de forma globalizada com base no que há de mais atual no Direito. As universidades presentes puderam conversar diretamente com os estudantes interessados em fazer uma pós-graduação nos Estados Unidos. Algumas instituições possuem parcerias diretas com a UPM.
O chefe da seção cultural do consulado dos EUA em São Paulo, Gerry Kaufmann, apontou que eventos como a feira são uma forma de estreitamento de relações entre os dois países. “Gostaria de agradecer o comprometimento da Universidade com o EducationUSA e em criar canais para levar mais estudantes brasileiros aos EUA. É uma forma de alargar as relações entre os dois países”, enfatizou.
Já a coordenadora regional de assessoria educacional da Rede EducationUSA, Rita Moriconi, comemorou a parceria entre o órgão e o Mackenzie. “Desde que chegamos aqui no campus do Mackenzie, o EducationUSA teve uma grande expansão na cidade de São Paulo e só foi possível pela parceria com a Universidade”, apontou.
Também esteve presente no evento o diretor de Relações Institucionais do IPM, Walter Ribeiro.