Os professores e estudantes da Faculdade de Computação e Informática (FCI) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) participaram da VIII Jornadas Ibero-americanas de Interação Humano-Computador, que aconteceu na cidade de Havana, em Cuba, entre os dias 13 e 15 de outubro.
Os professores do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e da FCI, em parceria com a Universidad de las Ciências Informáticas de Cuba atuaram na organização do evento que, em 2021, foi estruturado por professores da FCI e pesquisadores de outras universidades brasileiras.
O evento trouxe palestras, minicursos e apresentações científicas. Alunos dos cursos de Psicologia e Ciência da Computação apresentaram seus projetos, deixando clara a iniciativa mackenzista em promover um ensino com foco interdisciplinar, conforme destaca a professora Valéria Farinazzo Martins, da FCI: “Essa interação é bem forte entre a FCI e o CCBS, principalmente, por meio do programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento. Trabalhamos muito com questões tecnológicas aplicadas à saúde e à educação. Então, a computação pode ser vista como uma área-chave para unir outras unidades acadêmicas”, disse.
Durante a conferência, a professora Valéria, uma das keynote speakers falou sobre “Interface de usuario por voz - un panorama tecnológico, de mercado y ético”. Depois, ela juntou-se aos professores Ismar Frango Silveira e Maria Amélia Eliseo, ambos FCI, e Cibelle Amato, do CCBS, e ministraram o minicurso “¿Y ahora qué hago con los datos?”.
Já o professor Pedro Henrique Cacique Braga, da FCI, e a aluna Beatriz Duque Estrada Teixeira da Silva, apresentaram o minicurso “iOS apps: thinking about usability from prototyping to code”.
Além de Beatriz, os alunos Thallis Sousa Silva, do CCBS, e Gabriel Batista Cristiano, da FCI, também foram a Cuba e mostraram ao público o projeto “SPerifa: Technology as a tool to promote leisure in urban slums of the city of São Paulo”, aplicativo que reúne e divulga opções de lazer para pessoas da periferia paulistana. Os estudantes fazem parte do Apple Developer Academy, fruto da parceria entre a UPM e a big tech norte-americana.
Eufórico com o resultado do projeto, Thallis reforça a importância da ação e do trabalho desenvolvido em grupo: “Enquanto moradores de periferia, termos criado um projeto e um artigo que ultrapassou as barreiras dos nossos bairros foi algo muito gratificante”, disse o estudante de Psicologia, que complementa:
“De certa forma, me impulsiona a querer continuar fazendo pesquisa acadêmica e pensando em disseminar o conhecimento que adquiro para vários lugares do mundo. Participar de congressos sempre foi algo que gostei muito de fazer, porque é um espaço de conhecimento e trocas muito ricas, e sempre foi muito importante para o desenvolvimento da minha profissão”, falou Thallis.
A participação da UPM no evento também contou com a exposição de trabalhos científicos das professoras Cibelle Amato, Maria Amélia Eliseo e Valéria Farinazzo Martins.