Mackgraphe está desenvolvendo novos materiais de cátodo para baterias de íon-lítio

03.10.202419h27 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackgraphe está desenvolvendo novos materiais de cátodo para baterias de íon-lítio

O Instituto Mackenzie de Pesquisas em Grafeno e Nanotecnologias (MackGraphe), do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), está desenvolvendo novos materiais de cátodo para baterias de íon-lítio com foco em uma baixa pegada de carbono. O projeto de P&D, sob a Coordenação do pesquisador Dr. Josué Martins Gonçalves,  está centrado em métodos de síntese altamente escaláveis para materiais estratégicos como LFP, LMFP e óxidos lamelares ricos em níquel, todos com grande potencial de mercado. 
Um dos objetivos principais a ser alcançado é aumentar a densidade de potência das baterias por meio da incorporação de grafeno, já produzido em escala como óxido de grafeno no MackGraphe. 
Atualmente o MackGraphe conta com estrutura completa para montagem de células do tipo moeda (coin cell 2032) e já se encontra em andamento um projeto de ampliação para iniciar o desenvolvimento e fabricação de células cilíndricas em 2025. 
No MackGraphe, estão sendo testados materiais comerciais, de empresas nacionais, como componentes para a oferta de inovação em andamento, considerando toda a cadeia de valor do processo de inovação. "Seguimos avançando na direção de novos projetos de P&D com foco na sustentabilidade, com resultados inovadores para uma sociedade mais sustentável, destaca o Dr. Josué.
Além disso, como destaca o Dr. Benedito Aguiar, Diretor do MackGraphe "O nosso propósito é desenvolver uma tecnologia nacional avançada, competitiva e de baixo custo de baterias de íon-lítio com maior densidade de potência se comparada às que são hoje oferecidas no mercado e que são importadas".