O Dia Mundial sem Tabaco, lembrado anualmente em 31 de maio, é uma iniciativa criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de despertar a atenção da sociedade aos malefícios associados ao tabagismo. Na data em alusão a comemoração, o MackSaúde realizará ações no campus Higienópolis.
Os seis cursos envolvidos no programa MackSaúde realizarão atividades diferentes, desenvolvidas e aplicadas por alunos da graduação e professores de extensão.
“Observamos que o número de alunos que fumam, principalmente dos que fumam cigarros eletrônicos, têm aumentado”, conta Esther. “Para ajudar na conscientização dos malefícios que o cigarro traz à saúde, vamos realizar a ação do Dia Mundial sem Tabaco aqui em São Paulo, pelo segundo ano consecutivo”, afirma Esther Ricci, coordenadora de extensão e eventos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).
Ações
O curso de Fisioterapia aplicará o Teste de Fargeström, que avalia a dependência nicotínica. O mesmo questionário será adaptado para usuários de cigarro eletrônico. A resposta gerada servirá de base para apresentar os resultados após a desistência do cigarro comum e do cigarro eletrônico. Os dados obtidos serão utilizados para medir o nível de dependência entre os alunos fumantes.
Já o curso de Farmácia também aplicará um questionário, porém, voltado à percepção e contribuição da sociedade para a cultura do fumo. Enquanto, o curso de Ciências Biológicas explicará o funcionamento do sistema respiratório e os danos causados pelo uso da nicotina, seja pelo cigarro eletrônico ou convencional, com o auxílio de peças e modelos anatômicos e microscopia.
Os cursos de Nutrição e Gastronomia fornecerão sugestões de alimentos que podem ser aliados ao combate do tabagismo, conscientizando o público das consequências do fumo durante o processo de degustação. Por fim, o curso de Psicologia fornecerá informações sobre os impactos negativos do fumo, assim como, orientações sobre formas de prevenção e tratamento para casos de dependência, além de aplicar um quiz sobre o uso do cigarro comum e do cigarro eletrônico.
Quem pode participar
Colaboradores, visitantes, alunos da graduação, pós-graduação e do Colégio podem participar das atividades organizadas pelo MackSaúde. “Queremos mostrar que os cigarros eletrônicos fazem tão mal quanto o cigarro convencional”, acrescentou Esther. No segundo semestre, o MackSaúde repetirá a ação no Colégio, em Tamboré.
MackSaúde
O MackSaúde é um programa de extensão voltado aos alunos dos cursos do CCBS. Inicialmente conhecido como MackVIDA, visa oferecer atividades proporcionadas e divulgadas pelos alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Nutrição e Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).