O nadador Samuel Lopes, patrocinado pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), conquistou cinco medalhas no Campeonato Sul-Americano Juvenil de Esportes Aquáticos, disputado na Argentina, e fechou a competição com diversos recordes batidos. O atleta representou a seleção brasileira na competição e contribuiu para que a amarelinha ficasse com o primeiro lugar geral na modalidade.
Lopes conquistou três medalhas de ouro nos 200m costas, 4X100m medley masculino e nos 4X100m medley misto; uma prata nos 100m costas; e um bronze nos 50m costas. O atleta competiu na categoria Juvenil B e ainda quebrou recordes nas quatro provas que disputou: nos 100m e 200m costas e nos 4X100m medley misto e masculino.
O resultado contribuiu para a pontuação da seleção brasileira, que marcou 1080,50 pontos e levou o título geral da modalidade na competição.
O ano tem sido de muitas conquistas para Samuel Lopes. Uma semana antes do sul-americano, ele participou do Campeonato Mundial da categoria Júnior (17 anos), disputado em Israel, participando de duas finais e batendo dois recordes brasileiros no torneio. Em julho, ele conquistou seis medalhas, sendo quatro de ouro, uma de prata e uma de bronze, no Campeonato Brasileiro Interclubes Júnior de Inverno.