Na tarde da segunda-feira, 28 de março, o nadador Samuel de Oliveira Lopes, de 15 anos, esteve com sua família no campus Higienópolis do Mackenzie para a assinatura do contrato de patrocínio junto à Diretoria Executiva do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM). Apesar da pouca idade, Samuel já acumula muitas vitórias em sua carreira, tendo sido destaque da seleção brasileira no Sul-Americano de Lima, no ano passado, com sete medalhas de ouro e uma de prata no Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação de Verão – Troféu Carlos Campos Sobrinho, realizado no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
O chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro, conta como foi a aproximação da família com o IPM. De acordo com ele, a história é daquelas que estão na providência de Deus. “Uma pessoa conhecida minha lá de João Pessoa (PB) que veio fazer um tratamento de câncer aqui em São Paulo pegou o carro do pai do Samuel, o Ângelo, que estava trabalhando com corridas por aplicativo. Durante a conversa, ele contou a história que são oriundos de Salvador e agora estavam aqui para dar uma oportunidade de carreira mais promissora para o Samuel”, lembra Grangeiro.
O reverendo diz que Ângelo contou as histórias dos feitos precoces na natação de Samuel e a pessoa, impressionada, colocou o pai de Samuel em contato com o chanceler. “Só que antes de entrar em contanto com o Ângelo, fui dar uma pesquisada e daí percebi que Samuel tinha tempos melhores que muitos campeões olímpicos na idade que ele tem hoje”, revela.
Robinson Grangeiro fez contato com o Ângelo e o convidou para vir ao Mackenzie junto com Samuel e a família, que são irmãos em Cristo, pessoas muito dedicadas. Em contato com a Diretoria de Estratégia e Negócios (Diren) do IPM, comandada por André Ricardo de Almeida Ribeiro, vislumbrou-se a identificação em várias áreas, pois, além feitos esportivos, ainda havia o aspecto dos valores e princípios que a família tem.
Milton Flávio Moura, presidente do IPM, aconselhou Samuel, durante a assinatura do contrato que é preciso sempre ser grato a Deus. “Assim como uma árvore frutífera, a gente consegue plantar e cuidar, mas não conseguimos fazer dar frutos, é Deus quem o faz. Agradecer a cada braçada e glorificar a Deus em cada momento. As bênçãos já foram dadas, cabe a nós agradecermos e fazermos nossa parte”, pontua.
André Ribeiro, da Diren do Mackenzie, destaca que Samuel é um atleta especial em diversos sentidos. “Ele tem uma família muito bem estruturada, uma formação com princípios cristãos e o Mackenzie tem essa tradição de patrocinar atletas de ponta. Ele agora entra para essa família mackenzista, com diversos atletas excelentes. Para nós, é a continuidade de um projeto, sempre atento a novos talentos, que não sejam apenas ‘para ganhar medalhas’, mas em especial que possam ser exemplos e inspiração para essa garotada, no comportamento, na fé e também nos resultados”, assinala.
Como enfatiza Daniel Grandolfo, superintendente de Comunicação e Marketing do IPM, "o Samuel é um rapaz talentoso e disciplinado, um campeão nato, associá-lo à imagem do Mackenzie será uma alegria, ele representa o perfil de atleta que admiramos".
Um pouco do atleta
Samuel tem 15 anos e começou a nadar aos oito porque os pais tinham medo das praias de Salvador e queriam que ele aprendesse algumas técnicas. Apaixonando-se pelo esporte, começou a competir aos nove anos em campeonatos escolares locais e foi federado aos 11 anos de idade, quando participou de seu primeiro campeonato Norte-Nordeste, “a maior competição para mim na época”, diz o nadador.
Tendo sido campeão na competição na modalidade costas, no ano seguinte, no mesmo campeonato, ganhou mais cinco vezes, dessa vez atuando também no crawl e borboleta, além do costas. “Com 13 anos foi a primeira vez que participei do Campeonato Brasileiro, no qual consegui quatro medalhas de ouro, depois participei do meu segundo, no mesmo ano, e foram seis medalhas de ouro. Desde então, graças a Deus, tenho melhorado, fui campeão sul-americano, campeão brasileiro também no ano passado”, comemora Samuel.
“Esse ano estou com expectativa muito alta para o Maria Lenk (Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação). Gosto de todas as minhas provas, mas estou focando bastante nas provas de costas, para Paris. Esse ano vou começar a nadar medley também, 200 metros medley, então estou com expectativa muito alta”, antecipa o nadador.
Atualmente, Samuel mora em São Paulo com seu pai, sua mãe e sua irmã. Ele estuda no Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) São Paulo e sua irmã cursa Química na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Sobre esse novo momento em sua vida, ele comenta: “Deus me abençoa a cada braçada, creio que esse seja meu propósito, então faço o que amo, por isso me esforço, me dedico. Pois, sem esforço e sem dedicação, não adianta. O Mackenzie já está me ajudando e espero conseguir levar esse nome para o mundo todo”, completa.
Apoio a todos
O chanceler lembra que Samuel é muito jovem e que, além da parte esportiva, ele certamente será ajudado em sua formação cidadã. “Como sempre gosto de lembrar, nossa missão é educar e cuidar o ser humano criado à imagem de Deus para o exercício pleno da cidadania e no ambiente de fé cristã reformada, então estamos apoiando essa família de uma maneira completa é uma bênção para todos nós”, afirma.
Ao jovem, o reverendo deixou algumas palavras de sabedoria. “Peço que você tenha sempre confiança, mas também muita humildade. Esse é o grande desafio que você vai enfrentar. Creia em Deus e dele dependa em tudo, fazendo seu melhor. Você é muito jovem e muito ainda acontecerá em sua história. Sua formação familiar e seus valores é o que vai fazer a diferença na sua carreira e na sua vida”, finaliza ele.
Resultados e conquistas
Samuel já começou sua caminhada mackenzista com conquistas. O nadador participou do Torneio Regional, realizado no Sport Club Corinthians Paulista e venceu as três provas do nado costas: 50m, 100m e 200m.
“Foi um bom início de temporada, fiquei feliz com meus resultados. Graças a Deus nadei três provas e venci todas, mas busco melhorar”, celebra o atleta, que agora vira a chave para o Troféu Brasil, campeonato nacional de natação, que será realizado no Rio de Janeiro, no começo de abril.