Um novo semestre se inicia e, para receber os novos alunos de braços abertos, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), realiza a Recepção aos Calouros 2025.1. nesta segunda e terça-feira, 03 e 04 de fevereiro. No evento, os novos mackenzistas têm a oportunidade de conhecer tudo o que a Universidade pode proporcionar durante o período de graduação, e a chance de ter o primeiro contato com as Unidades Acadêmicas em que estudarão.
Nesta terça-feira, os novos alunos participaram do evento no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis, e puderam conhecer oportunidades e ouvir as primeiras palavras de boas-vindas das autoridades mackenzistas.
“Essa é a razão de ser do Mackenzie. O aluno é o grande objetivo da Instituição, então, quando você chega e recebe um auditório de mil pessoas lotado e um outro auditório com mais de 400 lotados, isso aqui nos energiza”, apontou o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), reverendo Cid Caldas.
O presidente mackenzista ainda acrescentou que a recepção é também uma ocasião para que o IPM apresente e cumpra a sua identidade institucional. “Recebemos os novos alunos e nós fomos convidados por eles a participar do projeto de vida deles. Então, isso é muita responsabilidade. É um dia de celebração”, afirmou.
O trabalho da chancelaria e o acolhimento proporcionado pelo time de capelães do Mackenzie foi um dos temas tratados pelo chanceler, Robinson Grangeiro. “É o momento da gente apresentar o nosso cartão de visita e eles entenderem que a confessionalidade do Mackenzie tem a ver com apoiá-los, cuidar deles, educá-los e torná-los profissionais e cidadãos plenos”, disse.
Para o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, a Recepção tem como objetivo apresentar a Universidade e tranquilizar os novos alunos. “Esses eventos são importantes porque é o primeiro contato e a gente tenta de fato tranquilizá-los com relação à sua estadia aqui. A gente quer quebrar qualquer temor, expectativa, receber nesta semana, para que daqui um mês, eles já estejam bem enturmados e felizes”.
Além das atividades da Capelania, os novos alunos também conheceram sobre o Centro Histórico Cultural Mackenzie (CHCM), Mackenzie Alumni, Diretório Central e Centros Acadêmicos, Editora Mackenzie, e o MackSTLR, além de outras oportunidades que podem exercer ao longo da graduação, como atividades esportivas e culturais, estágios, ligas acadêmicas e intercâmbio.
O coordenador de Carreira Acadêmico-Profissional da Pró-Reitoria de Graduação da UPM, Enzo Bissoli, explicou que a ideia da recepção é gerar uma conexão entre universidade e estudante, em um contexto social de alta evasão escolar. Para isso, a programação foi pensada para que o calouro possa conhecer a estrutura do campus e da vida cotidiana no dia a dia das aulas; entender o que é uma universidade e por que é diferente do colégio; e por fim, para se conectar emocionalmente com a Universidade e com a identidade institucional mackenzista.
“A ideia é que o calouro entenda que a Instituição está aqui para mediar as dificuldades que ele tiver e mediar com ele as tomadas de decisão sobre a sua jornada. Tudo gira em torno dele entender que o Mackenzie é um mediador da construção da jornada e da carreira”, afirmou Bissoli.
Entre os alunos, o clima era de empolgação com as novidades e de ansiedade para começar os estudos. “Eu estou bastante empolgada porque eu sempre sonhei em fazer Direito e sempre sonhei em estudar no Mackenzie. A recepção está incrível porque é muito mais do que eu esperava, sinto que a Universidade está se esforçando em criar expectativa nos alunos”, disse a caloura de Direito, Anelisa Miranda.
Já a caloura de Ciências Biológicas, Carolina Leal Barone, ficou bastante surpresa com a imensidão de oportunidades que um mackenzista tem dentro da UPM. “Tem coisas novas que eu não sabia, que eu não esperava que fosse ter no Mackenzie. Por exemplo, essa recepção, eu achei bem legal ter aqui, de ser oferecido acesso a vários sites que podem ajudar a gente no futuro”, destacou.
12345