Cantata da Universidade Mackenzie abre calendário natalino em Campinas

Em sua 12ª edição, “Um Grito de Paz” relembra o sentido do Natal com integração e comunhão

27.11.2024 - EM Cultura

Comunicação - Marketing Mackenzie


Com um público estimado em cerca de duas mil e quinhentas pessoas, a noite de 25 de novembro se encheu de canções natalinas nas varandas do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Campinas, com a apresentação da Cantata Um Grito de Paz. A estimativa do público foi feita pela Secretaria de Transportes campineira.

Foram 120 vozes do Coral Mackenzie Campinas e Coral da Capela Mackenzie Campinas, além da Banda Coral Mackenzie e Coral de Sinos do Centro Universitário Adventista São Paulo, sob a regência do maestro Bruno Santos, que se apresentaram para a população da cidade, autoridades da administração pública e autoridades mackenzistas.

O professor Cleverson Pereira de Almeida, pró-reitor de Extensão e Cultura (PREC), que representou o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, contou que teve o privilégio de participar da primeira edição da Cantata de Campinas, em 2013. “Hoje, com o tema ‘Um presente para Campinas’, estamos resgatando o modelo que fizemos 12 anos atrás, com a apresentação nas varandas da Universidade. Somos cristãos e essa é nossa forma de louvar a Deus e dar graças pela bondade que Ele tem tido conosco”, acrescentou o pró-reitor.

Almeida ainda compartilhou uma breve história para ilustrar a temática da noite. O professor lembrou de quando o famoso pregador Billy Graham ligou ao presidente dos EUA Richard Nixon. Pela ocasião da chegada do homem à lua, Nixon teria dito que aquele teria sido o dia mais importante para humanidade em seu discurso, ao que Graham teria corrigido, dizendo que o dia mais importante foi quando Deus pisou na terra, em referência ao nascimento de Jesus.

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, também presente no evento, celebrou a parceria com a UPM. “Agradeço à Universidade Mackenzie por proporcionar este presente para a cidade. A Prefeitura vem agradecer ao Mackenzie e à nossa parceria, há 12 anos. Este evento ficará na história de Campinas e no coração de cada um aqui”, adicionou.

A Cantata, que contou com maestros das igrejas da região e trouxe clássicos natalinos é uma realização da UPM Campinas em parceria com a Prefeitura da cidade e a PREC, contando ainda com o apoio do Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), o Seminário Presbiteriano do Sul e a Capelania Universitária. Um Grito de Paz teve também a presença da secretária de Cultura e Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli, que prestigiou o evento, que foi transmitido pelo canal da TV Mackenzie no YouTube.

União

O diretor do CCT, Leopoldo Rocha Soares, pontuou que existem várias ações entre Mackenzie e a Prefeitura, mas que essa, que possui um caráter cultural e musical, traz um aspecto de celebração, com um momento festivo para fechar o último trecho do ano. “A cultura, no sentido mesmo de cultivar juntos, é algo muito importante, pois gera efeitos na medida em que é contínua. Este é um momento de reflexão, em que pensamos no que fizemos ao longo do ano, além de celebrarmos o Natal como um momento de paz e amor”, disse.

Segundo Soares, essa é também uma forma de fortalecer os laços enquanto Universidade, unidade acadêmica, estreitando o espírito mackenzista. “Unimos nossa instituição à toda comunidade, bem como ao poder público e diversas igrejas da região. Há esse aspecto de integração que é característico do Natal e da nossa identidade institucional. Um momento de comunhão”, assinalou o diretor.

“Este evento reforça nossa tradição de unir pessoas, as mais diversas, em prol de algo que seja comum e, sobretudo, celebrar o Natal e o amor de Cristo”, concluiu Soares.

O capelão universitário da UPM e um dos responsáveis pela organização do evento, Jabis Ipólito de Campos Junior, destacou a participação de pessoas de 24 igrejas, de diversas denominações, da região, bem como os maestros convidados Danilo Demori, Wanilton Mahfuz, Antônio Carlos dos Santos, Hélio de Oliveira Camargo e Suzana Alves Cabral.

“A Cantata inaugura as festas de Natal na cidade. Há uma lei no município de Campinas que institui a última segunda-feira do mês de novembro como a data oficial deste evento. Essa é também a semana de Ação de Graças, então é um prazer para nós abrir este calendário de forma cristã, relembrando o verdadeiro sentido do Natal”, afirmou o capelão.

Para Jabis, estamos em um momento da História no qual precisamos muito que essa paz, que dá nome à Cantata, seja proclamada. “E o príncipe da paz é o senhor Jesus Cristo. Então o evento clama pela paz vinda na pessoa de Jesus. Aprendi com antigos pastores, desde meu seminário, que a igreja tem que estar de portas abertas para a cidade. Seja como capelania, como Universidade, é uma forma de mantermos essa tradição de diálogo e integração com as autoridades públicas, sociedade, Academia e afins”, finalizou ele.

Acompanhe o evento completo abaixo: