Estudo Publicado na Nature Communications por pesquisadores do Mackgraphe é destaque na agência Fapesp e na revista pesquisa Fapesp

14.07.201614h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Estudo Publicado na Nature Communications por pesquisadores do Mackgraphe é destaque na agência Fapesp e na revista pesquisa Fapesp

 

A revista Nature Communications, publicou, em 14 de Julho, um artigo reunindo resultados experimentais e teóricos sobre as propriedades vibracionais das bordas do fósforo negro.

O estudo,
foi conduzido por Henrique Ribeiro, Dr. Christiano J. S de Matos, Dr. Dario Bahamon, Prof. Thoroh de Souza, do MackGraphe - Centro de Pesquisa em Grafeno e nanomateriais ad Universidade Presbiteriana Mackenzie - e por outros cinco especialistas da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita" (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Nacional de Cingapura (NUS), revela uma propriedade anteriormente desconhecida que pode, contribuir para o desenvolvimento de nanodispositivos com melhor desempenho.

O estudo publicado na revista Nature Communications é pioneir
o por ser a primeiro a identificar, através de simulações computacionais e métodos de laboratório, que as vibrações atômicas em este material mostram um comportamento inesperado em suas bordas. O efeito observado é uma consequência de distorções na estrutura cristalina perto das bordas.

A parte experimental da pesquisa foi realizada
no MackGraphe através da técnica de espectroscopia Raman, que é estuda as vibrações atómicas e moleculares através da sua interação com a luz. O MackGraphe tem um dos mais modernos espectrômetros Raman do Brasil. Adquiridos com recursos fornecidos pela FAPESP.

 

Clique aqui para ler o artigo da Nature Communications.

Clique aqui para ler o artigo na revista Pesquisa da Fapesp.

http://agencia.fapesp.br/fisicos_descobrem_vibracoes_inesperadas_em_nanomaterial/23575/Clique aqui para ler comentario na Agência Fapesp.