Em matéria publicada no dia 28 de abril de 2024, o jornal O Estado de São Paulo discutiu sobre o uso de tecnologias no ambiente educativo. A presença dos jovens no mundo digital é uma realidade, afirma o artigo, e isso não é algo a ser combatido, mas ensinado. No mundo tecnológico em que vivemos, seria prejudicial restringir o contato dos jovens com a tecnologia, pois além da possibilidade de que eles não aprendam a navegar na internet de forma segura, há também a chance de atrasar seu desenvolvimento pessoal.
Isabela Moya, autora da matéria, nomeou os jovens nascidos na era da tecnologia como “nativos digitais”, e ressalta o cuidado e preparo que devemos ter ao trabalhar a tecnologia com essa geração, passando pelo que se denomina letramento digital. De acordo com Coscarelli e Ribeiro, autoras do verbete “letramento digital” no Glossário Ceale (UFMG), ser letrado digitalmente envolve saber se comunicar adequadamente em diferentes contextos, tanto para fins pessoais quanto profissionais. Um exemplo seria a troca de mensagens eletrônicas por meio de e-mail, SMS ou WhatsApp. A procura de informações na internet também exige a habilidade de encontrar textos relevantes e compreendê-los, o que envolve a capacidade de selecionar informações adequadas e avaliar sua credibilidade. A internet contém uma vasta quantidade de informações, que qualquer pessoa pode disponibilizar. Neste cenário, cabe ao leitor ser criterioso quanto à autoria e à fonte dessas informações, aplicando seu senso crítico para avaliar o material encontrado.
Coscarelli e Ribeiro afirmam que no campo da educação, questões relacionadas ao letramento digital estão sendo discutidas, incluindo a pesquisa e o teste de práticas que ajudem na formação das pessoas e no melhor aproveitamento das tecnologias digitais. Políticas de acesso às redes e dispositivos estão sendo experimentadas, assim como há iniciativas de formação continuada de professores voltadas para essas questões. Segundo a reportagem do Estadão, escolas de educação básica já estão atuando na promoção do letramento digital de seus alunos, preparando-os para a identificação de fake news, proteção de informações pessoais e até cyberbullying, tendo em vista o entendimento de que é essencial que os jovens aprendam a navegar na internet e usar suas funções de forma segura e saudável para si e para outros.
Para ler a matéria do Estadão na íntegra, acesse: https://www.estadao.com.br/educacao/como-usar-a-tecnologia-com-alunos-nativos-digitais-em-sala-de-aula/
Interessado em entender mais sobre letramento digital? Confira o verbete completo no Glossário Ceale. Acesse: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/letramento-digital