Na última sexta-feira, 30 de agosto, com a presença de autoridades do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), foram inauguradas novas instalações no Instituto Mackenzie de Pesquisas em Grafeno e Nanotecnologias, o MackGraphe. Os novos espaços trazem avanços significativos para os projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e também maior conforto para pesquisadores e técnico-administrativos.
Dentre as novas instalações está o novo moderno Laboratório de Espectrometria de Massas, denominado Mackmass, que contribuirá para as atividades de P&D do MackGraphe. O espaço interage com o conjunto de laboratórios denominado Lab-MackNanobio, da área de Biotecnologia do MackGraphe, a qual foi implantada há cerca de um ano.
O novo laboratório já nasce com intensa utilização pelos alunos da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). No espaço, mestrandos, doutorandos e pesquisadores em pós-doutoramento do Programa de Engenharia de Materiais e Nanotecnologia, da Escola de Engenharia (EE) – unidade da UPM com forte interação técnico-científica e acadêmica com o MackGraphe – já desenvolvem projetos de grande relevância científica em aplicações da espectrometria de massas, com grande potencial de inovações tecnológicas.
O professor Marcos Eberlin, principal pesquisador do laboratório, que também ocupa o cargo de Gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do MackGraphe, defende que a técnica de espectrometria de massas tem uma ampla gama de aplicações no campo da caracterização molecular, indo desde o diagnóstico de doenças, com o desenvolvimento de biomarcadores, ao desenvolvimento de tecnologias para identificação de falsificações de materiais ou produtos diversos, como queijos, azeite, leite e derivados, e combustíveis.
Outro novo ambiente denominado Mack-Ideia objetiva fomentar trabalhos em equipe que gerem ideias e seleção de projetos, por conceituação de ofertas de inovação, para a decisão final quanto à respectiva implementação. Conforme destacou o diretor do MackGraphe, Benedito Aguiar, “o Mack-Ideia representa um ambiente para integração de competências, pelo trabalho conjunto dos pesquisadores sobre a cadeia de valor do processo estruturado de inovação para a definição de novas ofertas de inovações no MackGraphe”, disse ele.
Já o novo espaço denominado Mack-Lounge objetiva proporcionar maior conforto para toda a equipe MackGraphe em sua alimentação, facilitando, assim, o convívio entre pesquisadores, alunos e colaboradores.
Prestigiaram a inauguração dos espaços as autoridades mackenzistas: reverendo Roberto Brasileiro, presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB); reverendo Cid Caldas, presidente do Conselho Deliberativo do IPM; reverendo Robinson Grangeiro, chanceler do Mackenzie; Milton Flávio Moura, presidente do IPM; Nehemias Curvelo, presidente do Comitê Estratégico do MackGraphe e membro do Conselho Deliberativo do IPM; o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos; o diretor da EE da UPM, professor Marcos Massi.
Também participaram da inauguração e visitação diversos pesquisadores e colaboradores mackenzistas.